Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / CMTT  / 8ª Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana

CMTT

ver todas
8ª Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana

A 8ª Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana foi realizada no dia 7 de dezembro de 2019 (sábado) na UniMetrocamp Wyden. Neste evento, que ocorre a cada dois anos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) debate e define com a população as diretrizes para a Mobilidade Urbana em Campinas.

A conferência é convocada pelo
Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), órgão de controle social da gestão das políticas de trânsito e transporte do município, de caráter consultivo, fiscalizador e deliberativo. As metas definidas no evento compõem a política municipal de trânsito e transporte, que é controlada, acompanhada e avaliada pelo CMTT.

As discussões na conferência são precedidas por pré-conferências regionais preparatórias. Houve assembleias regionais nas regiões Noroeste (03/10/2019), Sul (08/10/2019), Leste (15/10/2019), Sudoeste (22/10/2019) e Norte (29/10/2019), além do encontro com os segmentos estudantes, pessoas com deficiência e idosos (05/11/2019).

Os objetivos gerais deste processo são propor a interlocução entre Poder Público, Sociedade Civil e instituições para a construção de uma Política de Mobilidade Urbana no município; sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e plano de ação; propiciar a participação popular de diversos segmentos da população; garantir a gestão democrática das políticas no desenvolvimento da Mobilidade Urbana Sustentável; e acolher as principais demandas propostas pelos cidadãos, com o intuito de garantir Mobilidade Urbana Sustentável para todos.

  

  
Imagens da 8ª Conferência. Acima, dividindo a mesa, o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, e o presidente do CMTT (à esquerda na foto), Edilson da Silva, que fizeram a abertura. Abaixo, da esquerda para a direita, os diretores da Emdec Guilherme Damasceno (Desenvolvimento Institucional), João Vicente Gaido (Planejamento e Projetos) e Wilson Folgozi de Brito (Operações), que apresentaram palestras sobre os temas em questão.

Os debates na conferência foram baseados neste 
texto-base e divididos em cinco eixos:

- Eixo 1: Políticas de Mobilidade Urbana
- Eixo 2: Segurança viária
- Eixo 3: Educação, comunicação e participação social para a Mobilidade Urbana
- Eixo 4: Tecnologia em Mobilidade Urbana
- Eixo 5: Mobilidade ativa em Campinas

Formaram-se grupos de discussão dentro destes temas, compostos por munícipes e pelos coordenadores, facilitadores e relatores da Emdec. Os coordenadores controlaram o tempo de debate e organizaram a escolha das diretrizes; os facilitadores, que trabalham em áreas técnicas da Emdec, tiraram dúvidas a respeito dos temas e da metodologia da conferência; já os relatores registraram e sistematizaram as propostas.

  
Discussões nos eixos Políticas de Mobilidade Urbana, Mobilidade ativa e Educação, comunicação e participação social para a Mobilidade Urbana

As dinâmicas resultaram em seis diretrizes por eixo, apresentadas posteriormente para votação geral na reunião plenária. Todos os presentes votaram em uma das seis diretrizes de cada grupo. As três mais votadas de cada eixo compõem as quinze diretrizes finais da 8ª Conferência, que podem ser consultadas na cartilha abaixo.

  
Apuração dos votos e apresentação das diretrizes finais pelo secretário Carlos José Barreiro

Clique na capa para acessar a publicação com as diretrizes finais da 8ª Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana:



Ata e votação completa

Acesse também a ata da 8ª Conferência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, que traz a totalização dos votos e todas as diretrizes dos cinco eixos.



Apresentações

Antes da formação dos grupos de discussão, a população assistiu a palestras do diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec, Guilherme Damasceno, que apresentou a programação e a dinâmica da conferência; do diretor de Planejamento e Projetos, João Vicente Gaido, sobre a concessão do sistema de transporte coletivo municipal; e do diretor de Operações, Wilson Folgozi de Brito, a respeito da redução da velocidade em vias municipais.

Também palestraram a Analista de Mobilidade Urbana da Divisão de Inovação e Tecnologia para Mobilidade Urbana (DPI), Michelle da Silveira Rosa, que discorreu sobre o Projeto Urbanismo Tático, e Marcelo José Vieira Oliveira, líder da DPI, que falou sobre Tecnologia em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa.

Abra os arquivos das apresentações:

Programação e dinâmica da conferência
Guilherme Damasceno, diretor de Desenvolvimento Institucional da Emdec

Concessão do Transporte Modalidade Convencional no Município de Campinas
João Vicente Gaido, diretor de Planejamento e Projetos da Emdec

Redução de velocidade nas vias
Wilson Folgozi de Brito, diretor de Operações da Emdec 

Projeto Urbanismo Tático
Michelle da Silveira Rosa, Analista de Mobilidade Urbana da DPI

Tecnologia em Mobilidade Urbana e Mobilidade Ativa
Marcelo José Vieira Oliveira, líder da DPI


Cobertura da Emdec

09/12/2019
VIII CMTT discute mobilidade urbana inclusiva e desenvolvimento da cidade



Serviços


EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia