Clique aqui para conhecer nossa Política de Privacidade 
Página Principal  / Notícias  / Rotas de Barão Geraldo: 45% dos ciclistas pedalam até 15 km por dia

Notícias

ver todas
Rotas de Barão Geraldo: 45% dos ciclistas pedalam até 15 km por dia

 

 
A maioria dos ciclistas que utilizam o Sistema Cicloviário do Distrito de Barão Geraldo pedalam entre 5 e 15 km (45%) e usam as rotas tanto em dias úteis, quanto aos finais de semana (42,5%). É o que aponta pesquisa realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que traçou o perfil dos usuários.
A pesquisa foi realizada no mês de agosto e ouviu 40 ciclistas, em dois pontos do sistema cicloviário, nas avenidas Professor Atílio Martini e Albino José Barbosa de Oliveira, próximo ao Terminal Barão Geraldo.
Sobre a periodicidade da utilização da bike em seus deslocamentos, a segunda posição aponta a frequência de quatro ou cinco vezes por semana (35%). Em terceiro lugar, estão os ciclistas que utilizam as rotas duas ou três vezes semanalmente (15%). Quem utiliza somente aos finais de semana representa 7,5% do total de entrevistados.
A distância percorrida foi outro tema abordado: a segunda posição, com 32,5%, é ocupada por usuários que pedalam até 5 km; seguidos por aqueles que pedalam de 15 a 30 km diariamente (20%) e acima de 30 km (2,5%).
O uso de espaços adequados para o pedal também é predominante entre os usuários entrevistados. A maioria (47,4%) afirma que costuma pedalar em ciclovias e ciclofaixas. Ruas e avenidas são usadas por 38,5% dos entrevistados. Apenas 6,41% apontaram que pedalam em trilhas ou estradas rurais e 5,1% em parques.
A bike mais utilizada pelos entrevistados é a Mountain Bike (62,5%), seguido pela híbrida (10%) pelas urbanas, elétricas e speeds (5% cada).
Deslocamento estudantil lidera uso da ciclovia
A pesquisa identificou ainda que a maioria (30,4%) dos ciclistas de Barão utiliza a infraestrutura cicloviária para acessar instituições de ensino, o que sinaliza a predominância de estudantes universitários entre os usuários. Na sequência, aparecem os ciclistas que utilizam a ciclovia para acessar locais de trabalho (29,1%), para lazer (27,8%) e para acessar serviços de saúde (8,9%).
O principal deslocamento apontado pelos entrevistados envolve o campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e os bairros de Barão Geraldo, com 50% das respostas. Na sequência, aparecem as ligações entre a Unicamp e os centros comerciais (13,2%) e o Terminal Barão Geraldo e os bairros do distrito (10,5%). Esse último indica a importância da conectividade entre a ciclomobilidade e o transporte público coletivo.
Questionados sobre a sensação de segurança ao pedalar em Campinas, 67,5% afirmaram que se sentem seguros ao utilizar as rotas cicloviárias da cidade.
A pesquisa também coletou dados que indicam pontos de melhoria nas rotas cicloviárias do distrito, tais como a interligação com outras rotas, as condições do pavimento e da sinalização. A Emdec vem atuando no reforço da sinalização na rota cicloviária de Barão Geraldo.
O perfil do ciclista predominante é de usuários do sexo masculino (77,5%), identificados como brancos (60%) e com Ensino Superior Incompleto (42,5%).
Ciclovia recebe mais de 800 ciclistas diariamente
A pesquisa incluiu ainda a contagem de usuários das rotas cicloviárias. Nos três dias de duração das entrevistas, foram contabilizados 583 ciclistas. Foram observados os deslocamentos que envolvem vias do distrito, a moradia estudantil da Unicamp, a região central e o Terminal Barão Geraldo.
A amostra garante 90% de confiabilidade e considera que cerca de 830 ciclistas utilizam a ciclovia de Barão Geraldo diariamente. As entrevistas foram realizadas com apoio de tablets para a tabulação de dados.
Campinas conta com mais de 123 km de rotas cicloviárias
Os ciclistas contam com 123,7 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas) para pedalar em Campinas. Somente nos últimos quatro anos, foram 24 novas rotas cicloviárias inauguradas, totalizando 56,6 km. Os trajetos podem ser conferidos no site da Emdec, no mapa disponível no endereço www.emdec.com.br/cicloviasA Emdec está atuando na sinalização dos sistemas cicloviários do município, que apresentam conexões, por meio da instalação de placas que indicam a direção das rotas, extensão e tempo de percurso; além do nome do sistema cicloviário e de um QR Code, que direciona para o site da Emdec, na seção do mapa cicloviário.
A ciclovia de Barão Geraldo tem cerca de 2 km, ligando o Terminal Barão Geraldo, a partir da Avenida Santa Isabel, até a moradia estudantil. Ela passa por diversos pontos de interesse, entre eles o Terminal Barão Geraldo, o campus da Unicamp e moradias de estudantes.
O distrito de Barão Geraldo também recebe a implantação da Ciclovia Parque Ecológico “Hermógenes de Freitas Leitão” – Barão do Café / Mata Santa Genebra, que terá 6,79 km, com trechos de ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 09 de Setembro de 2025 às 13:30



Veja mais

 Trecho da rua Alves do Banho terá bloqueio nesta terça (24) para obras na rede de gás

 Zona Azul Digital: Silva Telles registra mais de 1 mil ativações em um mês

 Acesso à sede da Bolsa de Valores, onde acontece licitação, é alterado

 Emdec promove plantio de mudas nativas em terminais de ônibus

 Dez pontos críticos recebem abordagens educativas, a partir de segunda (23/02)

 Prestes Maia terá pontes ampliadas para melhorar fluidez do trânsito

 1º leilão do Pátio 2026 ocorre nos dias 4 e 5 de março

 Bloqueio na rua Maria Tereza Dias da Silva será retomado nesta sexta e sábado (20 e 21/02)

 Emdec/PM realizaram mais de 600 testes com bafômetros no Carnaval

 Emdec interdita cruzamento da Maestro João de Túlio com Orosimbo Maia, nesta quinta (19)

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Trecho da rua Cônego Cipião terá bloqueio viário na quinta (19) para obras na rede de gás

 Contrato viabiliza fiscalização de trânsito no campus da Unicamp

 Se beber, não dirija: álcool na direção causou 35% das mortes em 2025

 Semáforos ‘inteligentes’ ampliam fluidez: confira dicas para a correta utilização

 Terminal BRT Mercado entra em nova fase de operação parcial

 Folia com responsabilidade: Emdec leva ações educativas aos blocos carnavalescos

 Trecho da rua Quatorze de Dezembro, no Centro, tem bloqueio hoje (13/02,) a partir das 13h15

 Trecho da rua Maria Tereza Dias da Silva terá, novamente, bloqueio viário no sábado (14)

 Emdec apoia programação de blocos carnavalescos pela cidade; confira

 Cinco terminais terão ônibus reserva para atender aos foliões

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Ponte Preta e São Paulo

 Emdec disponibiliza mapas com informações sobre locais de interdições e trajetos de blocos

 Confira como ficam os serviços prestados pela Emdec durante o Carnaval

 Trecho da rua Jorge Miguel Baida terá bloqueio viário nesta quinta (12) para obras na rede de gás

 Emdec suspende “Operação Bosque”: General Marcondes liberada para circulação

 Emdec interdita Marcondes Salgado, no Bosque, e pista interna da Heitor Penteado

 Trajeto da linha 383 vai mudar no bairro Nova Campinas

 Após notificação do TCE, Setransp adia em 15 dias a entrega de envelopes da Licitação

 Pré-Carnaval de Campinas terá ação educativa para o trânsito

 Emdec bloqueia duas vias no Centro, no domingo (8/2), para obras na rede de gás

 Esquenta Carnaval: terminais Central, Barão e Mercado terão ônibus reserva

 Trecho da rua Maria Tereza Dias da Silva terá bloqueio viário no sábado (07)

 Operação Emdec/PM apreende motocicleta com 1 mil infrações e débitos de R$ 224 mil

 Trecho da rua Elias de Oliveira Sabóia, no São Fernando, tem bloqueio nesta sexta (6/2)

 Emdec realiza operação de trânsito para a partida entre Guarani e Botafogo de Ribeirão

 Blitze Emdec/GM: recusar teste de ‘bafômetro’ foi a infração mais cometida em janeiro

 Emdec segue apoiando apresentações de blocos carnavalescos no fim de semana

 Videomonitoramento preventivo alcança 100% do Corredor BRT Ouro Verde

 Monitoramento no CCO da Emdec conta com câmeras em pontos estratégicos

 Trecho da avenida Nelson Ferreira de Souza, no Jardim Florence, tem bloqueio de quatro dias

 Substituição de eucaliptos provoca interdição de trânsito em Barão Geraldo

 Emdec registra mais de 500 infrações por circulação em áreas restritas entre 2025 e 2026

 Pré-Carnaval: quatro terminais terão ônibus reserva para atender aos foliões

 Trajeto da linha 250 será ampliado para atender ao Parque Shalon

 Emdec realiza operação especial para o derby entre Guarani e Ponte Preta pelo Paulistão 2026

 Esquenta da folia: Emdec apoia apresentações de blocos carnavalescos no fim de semana

 Campinas alcança 100 semáforos ‘inteligentes’: tecnologia a serviço da fluidez

 Linhas 321 e 322 terão trajetos especiais para atender escola no Village

 Trecho da rua Sampaio Ferraz tem interdição nesta quarta (28/01)



Página 1 de 235

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
>>
EMDEC - Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A - CNPJ 44.602.720/0001-00
Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial, CEP 13035-270 - Campinas-SP
Fale Conosco Emdec 118


© Copyright. Melhor visualizado em 1024x768. Site homologado para navegadores: IE10, Chrome30, Firefox30 e superiores.
Interagi Tecnologia