Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
Começam obras do Corredor Sudeste

Já estão em andamento as obras do Corredor Sudeste, com percurso de 5,5 km (trajeto ida-volta), com início na Avenida Francisco Glicério, na altura do Largo do Pará, passando pelas avenidas Abolição, Saudade até a Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza;  e, ainda, com pontos de parada na Rua Proença, José Paulino a Avenida Aquidaban.

O corredor garantirá prioridade ao transporte coletivo, com a implantação de faixa preferencial à direita em toda a sua extensão.

Os trabalhos foram iniciados, neste mês, na Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, com a revitalização do ponto de embarque no início dessa avenida, ao lado do Cemitério da Saudade, oposto ao número 112. Esse ponto recebeu novo abrigo, lixeira, iluminação e piso tátil. Mais outras duas paradas já começaram também a ser revitalizadas na Avenida Abolição, no sentido bairro-Centro, em frente à Praça Carlos Zara e no ponto na altura do nº 421 (antes da Sanasa).

Nesses dois pontos, as calçadas estão sendo recuperadas e instalado piso podotátil.

No Corredor Sudeste serão 32 pontos de embarque e desembarque, totalmente remodelados; e implantada uma estação de transferência na Avenida Abolição.

De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), o Corredor Abolição receberá 34 novos abrigos e 12 totens. Só na Estação de Transferência serão 12 abrigos. A Estação Abolição será dotada de piso podotátil, plataformas e rampas para facilitar o embarque em nível com ampla acessibilidade, iluminação especial e comunicação ao usuário.

O Corredor, também, receberá melhorias na sinalização com o objetivo de proporcionar segurança nas travessias dos usuários.
As obras do Corredor foram orçadas em cerca de R$ 1,2 milhão, com recursos garantidos por emenda parlamentar do deputado Jilmar Tatto (PT-SP). Os trabalhos deverão ser concluídos dentro de seis meses.


O transporte no Corredor Sudeste
Hoje, 13 linhas do transporte público circulam pelas avenidas do Corredor Sudeste. Na Avenida Abolição e Saudade, são atendidos os usuários das linhas 2.53, 3.07, 3.08, 3.40, 3.41, 3.42, 3.44, 3.45, 3.46 e 3.49 e 4.03 (essa última, apenas na Saudade). Na Avenida Francisco de Paula Souza, circulam as linhas 1.73 e 3.59. Todos esses usuários, estimados em mais de 53 mil serão beneficiados com as melhorias. Entretanto, como o Corredor recebe linhas intermunicipais, com destino à Valinhos e Vinhedo, esse número pode chegar a 62 mil usuários do transporte coletivo.

Confira os pontos que serão revitalizados no Corredor Sudeste:
• Av. Francisco Glicério, na altura dos nº 217/209

• Av. da Saudade – sentido bairro-Centro
Ponto de embarque na altura do nº 364, ponto na Praça Dom Barreto, ponto em frente à Câmara Municipal e ponto próximo ao Cemitério da Saudade.

• Av. Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza
Pontos ao lado do Cemitério da Saudade (bairro-Centro e Centro-bairro), pontos na altura do nº 544 (bairro-Centro e Centro-bairro), pontos na altura do nº 790, ao lado Creche Mãe Cristina (Centro-bairro) e oposto à Creche (bairro-Centro), pontos na altura do 1.126 (bairro-Centro e Centro-bairro), próximo à Autopeças; ponto na altura do nº 1475 (bairro-Centro) e ponto na altura 1502 (Centro-bairro).

• Av. Abolição
Pontos na altura do nº 3.177 (bairro-Centro e Centro-bairro), próximo ao Esporte Club Santa Odila; ponto na altura do nº 3.050 (Centro-bairro), ponto na altura do nº 2.977 (bairro-Centro), ponto no muro da Sanasa (Bairro-Centro), ponto na altura 2.512 (Centro-bairro), ponto no oposto ao nº 2.322 (bairro-Centro), próximo ao alambrado da Sanasa.

• Estação de Transferência em frente ao hipermercado, com 12 abrigos.

Ponto na altura do nº 1.680 (Centro-bairro), ponto na altura do 1.657 (bairro-Centro), ponto próximo ao posto de gasolina (Centro-bairro), ponto em frente à saída da Setec (bairro-Centro), ponto na altura do nº 843 (bairro-Centro), ponto na altura do nº 421, antes da Sanasa (bairro-Centro) e ponto em frente à Praça Carlos Zara (bairro-Centro).


• Pontos nas ruas Proença e José Paulino e Avenida Aquidaban.