Notícias para Usuários Transporte Público

ver todas
EMDEC conscientiza usuários para reduzir volume de sons no transporte coletivo

Ninguém gosta de ficar exposto a barulhos, a volumes altos de equipamentos ou conversas em alto tom. Porém, com as novas tecnologias, quase todas as pessoas, por meio do celular, podem ouvir rádio e até assistir TV nos seus mais diversos percursos, inclusive nas viagens do transporte público; e, muitas vezes, não percebem que abusam no volume.

Não há dúvidas de que ouvir música é um prazer, mas também não dá para transformar o prazer pessoal no pesadelo do outro. Afinal, no espaço público e coletivo, os gostos podem não ser semelhantes e o direito de cada um esbarra no direito alheio.

Com essa tônica, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC – busca sensibilizar os usuários do transporte público em mais uma ação dentro dos ônibus.

O Jornal do InterCamp, que é veiculado em toda a frota (mais de 1.200 ônibus), trata da questão com o slogan “Ser bacana é ter respeito”. No material, a EMDEC destaca aos usuários que, ao acessarem os ônibus, devem “reduzir o volume do celular, usar fones de ouvido e até diminuir o volume das conversas”; afinal, quem está ao seu lado não precisa, por exemplo, saber a sua programação para o fim de semana, como vai sua família ou coisa do gênero.

A EMDEC destaca que, ao tratar a questão do respeito, trabalha um dos pilares da campanha “Preferência pela Vida”, já abordado nas ações nas escolas.

Segundo a Empresa, apesar de não ter estatísticas sobre esse tipo de reclamação (volumes altos no transporte), esse é um tema recorrente para quem usa ônibus. “Muitas vezes, os usuários reclamam de outros usuários; e, neste sentido, o principal trabalho a ser realizado é o educativo”, afirma a gerente de Educação e Cidadania, Roberta Mantovani.

“Nós trabalhamos bastante esse tema também nas escolas, pois os adolescentes e jovens são os públicos que mais adotam as novas tecnologias. Tentamos convencer que, como regra de boa convivência, deve prevalecer o bom senso e o respeito ao próximo”, complementa.

Nos casos em que a reclamação é direcionada aos operadores (motoristas de ônibus e do sistema alternativo), a EMDEC, durante a fiscalização, orienta motoristas para evitar ligar os rádios dos veículos nos percursos. Entretanto, “não existe aplicação de multas, já que a punição não é prevista legalmente”, explica o chefe de fiscalização, Ayrton Francisco Martins.

Mas ele esclarece que, na reincidência (após orientação, se for novamente constatado o desrespeito de volume alto), a EMDEC pode autuar como descumprimento da orientação.