Notícias

ver todas
Aplicativo que prevê chegada do ônibus no ponto já foi baixado 55 mil vezes

O aplicativo CittaMobi, utilizado para consultar o tempo estimado de chegada dos ônibus nos pontos de parada, já foi instalado 55.338 vezes por usuários localizados em Campinas nos primeiros 30 dias a partir do lançamento, entre 11 de agosto e 9 de setembro. Neste período, houve 384.828 acessos ao serviço pela população.

Denominado Busão na Hora pela Administração municipal, o CittaMobi lista todas as linhas que atendem no ponto onde o passageiro se encontra e daqui a quanto tempo elas passarão por lá. Clicando em cada ponto, aparecem as previsões de chegada dos ônibus. Ele localiza automaticamente as paradas mais próximas – pode-se até fazer um tour pelo Google Street View para ver sua localização exata. O aplicativo está disponível para download na Google Play (para smartphones e tablets com sistema operacional Android) e App Store (sistema operacional iOS).

Também é possível acompanhar as previsões de chegada no computador, antes de deixar a residência ou o trabalho, pelo endereço eletrônico www.cittamobi.com.br.

O Sistema Intercamp registra uma média de 634 mil passageiros (passagens pela catraca) por dia útil e 15,6 milhões de passageiros por mês. Transporta, diariamente, cerca de 232 mil usuários (indivíduos). Segundo o secretário municipal de Transportes e diretor-presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, “esses cidadãos conquistaram a possibilidade de programar melhor suas vidas” desde o lançamento do Busão na Hora.

Além de Campinas, o CittaMobi proporciona uma inovadora experiência de transporte em Salvador, Recife, Maceió, Santo André e Ribeirão Preto, entre outras cidades.

Como funciona
O CittaMobi acessa o banco de dados do Núcleo de Monitoramento de Transporte (NUMT), implantado na Emdec, que atualiza as posições dos ônibus da frota do Sistema InterCamp a cada 30 segundos. O objetivo dessa central é gerenciar o transporte coletivo municipal em tempo real, identificando problemas e passando orientações aos prestadores do serviço.

O núcleo recebe informações através do sistema AVL (Automatic Vehicle Location, Localização Automática de Veículos) instalado nos ônibus. O AVL engloba GPS (Sistema de Posicionamento Global), GPRS (comunicação via internet), o programa e a memória. Esses dados são acessados pelo CittaMobi para fornecer as previsões. “O índice de precisão das estimativas é de no mínimo 92%. Só não atinge 100% porque há áreas de sombra na comunicação via satélite, uma restrição do próprio sistema de telefonia”, explica Barreiro.

No NUMT, seis operadores e um supervisor visualizam o andamento do transporte. Ônibus que circulam normalmente são representados na cor verde; se estão chegando adiantados, ficam azuis; os atrasados ganham a cor vermelha. Quando a comunicação falha, tornam-se cinzas. Há, ainda, os laranjas, parados por acidente ou falha mecânica, por exemplo.

Diante de intercorrências, a Emdec aciona as seis empresas (Sistema Convencional) e três cooperativas (Sistema Alternativo) do Sistema InterCamp em suas respectivas centrais operacionais, para imediatas providências.

CittaMobi Acessibilidade
Na terça-feira, 8 de setembro, a Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida lançou em Campinas o CittaMobi Acessibilidade, versão do aplicativo desenvolvida para usuários com deficiência visual. O usuário fica sabendo por onde está passando e é avisado sobre a chegada do ponto desejado. Esta versão foi denominada Busão na Hora Acessível.

As duas versões estão disponíveis na Google Play e App Store, buscando por “CittaMobi”. O usuário pode instalar o “CittaMobi” ou o “Acessibilidade - CittaMobi”.

O CittaMobi foi desenvolvido pela Cittati Tecnologia em Desenvolvimento de Soluções, de São Paulo. Já o responsável pelo desenvolvimento da versão acessível é Luiz Eduardo Porto Mariz, consultor da empresa.

Autor: Edgard Oliveira Jr Última alteração em 18 de Setembro de 2015 às 16:03