Notícias

ver todas
Crianças aprendem e se divertem na mini cidade de trânsito na Vila Costa e Silva

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, em parceria com a Fundación Mapfre, o Projeto Na Pista Certa, que oferece a mini cidade de trânsito e teatro de fantoches para crianças das escolas municipais até o dia 5 de setembro. Esta ação, que acontece na Praça de Esportes Primavera, na Vila Costa e Silva (Rua Aimorés, 395) dá o pontapé inicial da programação da Semana Municipal do Trânsito.

A Semana trará diversas atividades de educação e conscientização com o objetivo de promover gentilezas urbanas e reduzir acidentes relacionados ao trânsito de Campinas. Nesta terça, 1º de setembro, a Emdec participa de uma vídeo conferência sobre trânsito e trauma, organizada pela Secretaria Estadual da Saúde. Veja abaixo.

A primeira escola a participar da mini cidade foi a CEMEI Aurora Santoro, que fica no Jardim Ipaussurama, Região do Campo Grande. Cerca de 60 alunos, de 3 a 5 anos, assistiram ao teatrinho e aprenderam sobre a importância de manter a cidade limpa, usar cinto de segurança e não deixar o papai e a mamãe falar ao celular enquanto dirigem. Depois do teatro, as crianças puderam pedalar na pista de ciclismo, que conta com semáforos e placas de sinalizações verticais e horizontais. No dia 5, as atividades serão abertas para o público espontâneo.

“A Emdec mantém diversos programas voltados para a educação no trânsito para crianças. Este é o nosso papel e buscamos ampliar a nossa atuação com as parcerias com entidades e secretarias”, analisa Humberto Alencar, diretor Institucional da Emdec. O coordenador pedagógico da Fundación Mapfre, Renato Ribeiro, conta que a ação já atingiu cerca de 100 mil crianças. “Este trabalho forma a consciência das crianças e tem dado resultado em todo o Brasil”, destaca.

As atividades visam estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes prudentes em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista e do motociclista. Também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Ou seja, a criança aprende brincando, se informa e se conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente. Há também abordagem de temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora etc.

A Secretaria de Educação está agendando as escolas municipais para participar do evento. Para a coordenadora de Formação, Giselle Alessandra Marchi, o principal objetivo de ensinar e formar um cidadão mais consciente. “Queremos também atingir os pais. Elas (as crianças) contam tudo em casa e até corrigem os pais”, pondera.

Semutran
A Semana Municipal do Trânsito foi instituída pela Lei 11.387/2002 e é organizada pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) / Emdec em parceria com diversos órgãos da Prefeitura de Campinas e empresas privadas interessadas em combater a violência no trânsito e incentivar uma circulação segura e cidadã.

A Emdec prepara uma programação que inclui motocheck-up, voltado para motociclistas; P.A.R.T.Y., programa de conscientização de jovens sobre os traumas causados por acidentes causados pela combinação de álcool e direção; passeios ciclísticos e caminhadas pela Paz no Trânsito; seminário envolvendo comunidade escolar, universidades e pessoas interessadas em discutir a mobilidade urbana; concurso educativo; instalações urbanas e muitas atividades artísticas e culturais para chamar a atenção para urgência de comportamentos mais prudentes por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres. A programação completa ficará disponível em um hotsite da Semutran 2015, que será hospedado no Portal da Emdec: www.emdec.com.br.

Este ano, a Semutran adota o mesmo tema da Semana Nacional de Trânsito que é “Seja você a mudança no trânsito”, que tem como objetivo contribuir com o esforço da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito – 2011 a 2020, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visa reduzir pela metade o número de mortes no trânsito. Foi registrado em 2010, mais de 1,3 milhão de mortes em 178 países, segundo levantamento da ONU.

Vídeo-conferência
No dia 1º de setembro, das 14h às 17h, a chefe do Departamento de Programas de Educação da Emdec, Débora Damasco, participa de uma vídeo conferência realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Sua palestra vai tratar dos esforços de Campinas para levar conscientização e educação para crianças, jovens, adultos e idosos em relação a atitudes prudentes e seguras na direção ou como pedestres. Levar o conhecimento de que o uso do cinto, atravessar na faixa, não beber e dirigir ou obedecer as regras de trânsito podem impactar na redução de acidentes, mortalidade e sequelados nos hospitais.

Débora Damasco representará também o Observatório Municipal de Trânsito e o Projeto Vida no Trânsito Campinas, instância que agrega diversos órgãos e secretariais relacionados à segurança, mobilidade, educação e saúde de Campinas. A vídeo-conferência poderá ser assistida por quem se interessar pela Internet, no endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/acidentes ou pelo ponto de transmissão que será montado na Faculdade Anhanguera, na Rua Pedro Jean Francisco, 301, Parque Via Norte, onde a platéia poderá interagir com os palestrantes. Aberto aos profissionais da área de Educação, Saúde, Transportes e estudantes.


Autor: Gil Caria Última alteração em 01 de Setembro de 2015 às 09:41