Notícias

ver todas
Vila Costa e Silva recebe minicidade de trânsito

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, em parceria com a Fundación Mapfre, o projeto “Na Pista Certa”, que oferece minicidade de trânsito e teatro de fantoches para crianças das escolas municipais. Essa ação dá o pontapé inicial da programação da Semana Municipal do Trânsito, realizada pela Gerência de Educação e Cidadania da Emdec, que trará até o final de setembro diversas atividades de educação e conscientização com o objetivo de promover gentilezas urbanas e reduzir a mortalidade e os acidentes no trânsito de Campinas.

A Minicidade permanecerá de 31 de agosto a 5 de setembro na Praça de Esportes Primavera, na Vila Costa e Silva, à Rua Aimorés, 395. O lançamento será às 14h30 desta segunda-feira, 31/08, com representantes da Emdec, Fundación Mapfre, Sanasa e Secretaria Municipal de Educação. Até o dia 4, o calendário de atendimento estará reservado para os alunos e professores das escolas municipais. No dia 5, será aberto ao público espontâneo.

As atividades visam a estimular as crianças a adotarem comportamentos e atitudes prudentes em relação ao trânsito, tanto do ponto de vista do motorista quanto do passageiro, do pedestre, do ciclista e do motociclista. Também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Ou seja, a criança aprende brincando, se informa e se conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente. Há, também, abordagem de temas como emissão de gases poluentes, poluição sonora etc.

O público-alvo do projeto são crianças entre 5 a 10 anos, professores, educadores e acompanhantes das crianças participantes.

Semutran
A Semana Municipal do Trânsito foi instituída pela Lei nº 11.387/2002 e é organizada pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) / Emdec em parceria com diversos órgãos da Prefeitura de Campinas e empresas privadas interessadas em combater a violência no trânsito e incentivar a circulação segura e cidadã.

A Emdec prepara uma programação que inclui moto check-up, voltado para motociclistas; P.A.R.T.Y., programa de conscientização de jovens sobre os traumas causados por acidentes causados pela combinação de álcool e direção; passeios ciclísticos e caminhadas pela Paz no Trânsito; seminário envolvendo comunidade escolar, universidades e pessoas interessadas em discutir a Mobilidade Urbana; concurso educativo; instalações urbanas e muitas atividades artísticas e culturais para chamar a atenção para a urgência de comportamentos mais prudentes por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres. A programação completa ficará disponível em um hotsite da Semutran 2015, que será hospedado no portal da Emdec: www.emdec.com.br.

Neste ano, a Semutran adota o mesmo tema da Semana Nacional de Trânsito, que é “Seja você a mudança no trânsito”, que tem como objetivo contribuir com o esforço da Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito 2011 a 2020, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), que visa a reduzir pela metade o número de mortes no trânsito. Em 2010, houve mais de 1,3 milhão de mortes em 178 países, segundo levantamento da ONU.

Videoconferência
No dia 1º de setembro, das 14h às 17h, a chefe do Departamento de Programas de Educação da Emdec, Débora Damasco, participará de uma videoconferência realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. Sua palestra vai tratar dos esforços de Campinas para levar conscientização e educação para crianças, jovens, adultos e idosos em relação a atitudes prudentes e seguras na direção ou como pedestres. Levar o conhecimento de que o uso do cinto, atravessar na faixa, não beber e dirigir ou obedecer as regras de trânsito podem impactar na redução de acidentes, mortalidade e sequelados nos hospitais.

Débora Damasco representará também o Observatório Municipal de Trânsito e o Projeto Vida no Trânsito Campinas, instância que agrega diversos órgãos e secretarias relacionados à segurança, mobilidade, educação e saúde de Campinas. A videoconferência poderá ser assistida pela internet por quem se interessar, no endereço http://media.escolasdegoverno.sp.gov.br/acidentes, ou pelo ponto de transmissão que será montado na Faculdade Anhanguera, na rua Pedro Jean Francisco, 301, Parque Via Norte, onde a plateia poderá interagir com os palestrantes. Aberto a profissionais da área de Educação, Saúde, Transportes e estudantes.

Autor: Gil Caria