Notícias

ver todas
Festival Moto&Vida põe motociclistas em foco sábado, 18/07, na João Amazonas

A Praça João Amazonas (Parque Itajaí, Campo Grande) receberá neste sábado, 18 de julho, das 13h às 19h, o Festival Moto&Vida, realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Transportes/Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O evento oferecerá diversão, aprendizado e conscientização, com serviços gratuitos e shows de Sistema Negro, DJ Barata e artistas locais.

Os participantes poderão inspecionar sua motocicleta (Moto Checkup do Centro Educacional de Trânsito Honda), com emissão de laudo. O CETH também montará o espaço Minicidade para as crianças, além de disponibilizar simulador de trânsito em uma Unidade Móvel de Treinamento e oferecer test drive de motos. Profissionais qualificados trabalharão situações de pilotagem, como curvas e frenagem.

Educadores da Emdec abordarão, em especial, os jovens motociclistas, segmento mais vulnerável no trânsito, segundo estatísticas. Serão distribuídos folhetos com normas de segurança (campanha “Cuide-se”! Na moto, o parachoque é você”).

A própria escolha do Campo Grande não foi aleatória. O trecho da Av. John Boyd Dunlop entre as avenidas Professor Mário Scolari e Antônio Carvalho Miranda registrou 55 ocorrências com motos em 2013, totalizando três óbitos. A avenida possui aproximadamente 15 km de extensão. Dos 100 acidentes de trânsito fatais em toda a malha urbana de Campinas naquele ano, 51 (51%) envolveram motos.

Por isso, esse corpo-a-corpo será reforçado pela Organização Não Governamental (ONG) Instituto Autotrânsito de Organização no Trânsito (Instran).

Já o Observatório Nacional de Segurança Viária, também apoiador do evento, utilizará instalações da Informática de Municípios Associados (IMA) e Secretaria Municipal de Finanças para inscrever interessados no curso a distância “Motociclista - Atitude Positiva”. O conteúdo abrange acessórios obrigatórios, frenagem, comportamento em situações de risco e adversas, transporte de pessoas e cargas, entre outras orientações.

As ações educativas almejam uma cultura de segurança e identificação de riscos, que resulte em comportamentos menos perigosos e danosos. O slogan do festival é “Seja você a mudança no trânsito”.

A Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) prestarão apoio operacional. A GM compõe a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp) e participará de apresentação da Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública a respeito desse trabalho.

O Corpo de Bombeiros exibirá vídeos sobre acionamento da corporação pelo 193 e prevenção de acidentes de trânsito. Também dará aulas teóricas e práticas com manequins explicando como agir em casos de engasgamento. Os participantes poderão, ainda, praticar técnicas de reanimação cardiopulmonar.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deslocará uma ambulância para o local. A Medicar Emergências Médicas levará uma viatura de resgate, com socorrista e enfermeiro.

A Secretaria Municipal de Saúde aproveitará a ocasião para campanhas diversas.

Shows Sistema Negro e DJ Barata
Além de todas essas iniciativas, o Moto&Vida terá espetáculos do Sistema Negro, DJ Barata e artistas locais, das 17h às 19h. A Secretaria Municipal de Cultura cuidará dessa infraestrutura, com instalação de banheiros químicos e gradis.

Cadastramento Bilhete Único
A Associação das Empresas de Transporte Urbano de Campinas (Transurc) também marcará presença, realizando cadastro para Bilhete Único Comum, Gratuito e Idoso.

Mais informações

Acompanhe todos os detalhes do Festival Moto&Vida pelo hotsite www.emdec.com.br/hotsites/motoevida. Estão à disposição os telefones 3772-4024 e 3772-4270 da Emdec, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 16 de Julho de 2015 às 12:26