Notícias

ver todas
Taxímetros de Campinas serão aferidos até 8 de julho

A verificação periódica anual dos taxímetros de táxis de Campinas, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), irá até 8 de julho, somente nos dias úteis.

Todos os taxistas do município precisam agendar a aferição. O Ipem vai atualizar no aparelho os valores das tarifas que entraram em vigor no dia 30/03/2015. No período anterior à verificação anual, os taxistas utilizam uma tabela provisória para converter o preço calculado no taxímetro.

A aferição precisa ser agendada presencialmente no Ipem, que fica na Av. das Amoreiras, 163, Parque Itália. O Ipem funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações é o (19) 3272-9720. Na ocasião, o profissional tomará ciência dos documentos a apresentar na data da verificação, que é feita na Av. Paulo Corrêa Viana, 528/538, Parque Jambeiro, das 8h às 12h ou das 13h às 15h.

Logo após a aferição, o taxista deve comparecer ao Departamento de Inspeção Veicular (DIV) da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h ou das 13h às 16h, para receber a tabela adesiva com as novas tarifas e entregar a tabela de conversão, cuja utilização fica proibida nos táxis já avaliados.

Serão aferidos 969 taxímetros de táxis da modalidade convencional, 40 taxímetros de táxis da modalidade executivo e 20 taxímetros de táxis da modalidade acessível.

A Emdec/Secretaria Municipal de Transportes outorga as permissões, regulamenta, organiza e fiscaliza o serviço de táxi em Campinas, mas aferir os taxímetros é atribuição do Ipem. O propósito é manter atualizada a tarifação do equipamento, que é baseada em tempo e quilometragem, garantindo que o usuário pague o valor correto pela corrida.

O passageiro pode conferir se o taxímetro foi avaliado atentando a dois detalhes: o lacre amarelo do Ipem, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e o selo com a frase “Verificado até 2016”. Irregularidades devem ser denunciadas à Emdec pelo número (19) 3772-1517. O usuário precisa informar o número do prefixo ou a placa do veículo.

Clique aqui para consultar as tarifas do serviço de táxi
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 03 de Julho de 2015 às 09:10