Notícias

ver todas
Emdec promove simulado de acidente e ações educativas, nesta semana

O Maio Amarelo segue com sua programação, e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove mais atividades ao longo desta semana. 

Na manhã desta terça-feira, 19/05, alunos da Escola Estadual Alberto Medaljon (Vila Brandina) participam do programa P.A.R.T.Y.(“Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth” - “Prevenir traumas relacionados a risco e álcool na juventude”), no Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O objetivo do programa é sensibilizar os jovens estudantes para os riscos da imprudência no trânsito. Eles assistirão a palestras, e passarão por Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e enfermarias de ortopedia e trauma do HC da Unicamp.

Na quarta-feira, 20/05, a Emdec estará no Condomínio Praça Capital, ao lado do Makro, no Jardim Santa Genebra. A equipe da Emdec promoverá a instalação urbana “Álcool e direção. Combinação fatal!”, e um simulado de acidente, juntamente com os profissionais do Samu.  Os educadores realizarão trabalho de conscientização junto ao público do local, distribuindo material educativo e dando dicas de segurança no trânsito.

Já na quinta e sexta-feira, dias 21/05 e 22/05, a Emdec montará a instalação “Álcool e direção. Combinação fatal!” no saguão da Faculdade Metrocamp, na Vila Industrial. Uma motocicleta envolvida em acidente e capôs de carros irão compor o cenário para a ação de cunho educativo. Profissionais da Emdec estarão na faculdade, junto aos alunos, transmitindo noções importantes para evitar acidentes.

O Maio Amarelo é um movimento internacional que busca chamar a atenção para os altos índices de acidentalidade no trânsito. As ações locais do Maio Amarelo deste ano foram lançadas pela Emdec em 24 de abril, no evento Intergastro & Trauma 2015.
O Movimento segue até dia 31/05 e a programação completa pode ser consultada aqui.

Maio Amarelo
Segundo o site oficial (www.maioamarelo.com), “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Criado por entidades como a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e Observatório Nacional de Segurança Viária como movimento brasileiro em apoio à “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Campinas o Maio Amarelo é encampado pela Emdec. Há atividades de conscientização para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Educadores da Emdec distribuem materiais educativos. Prédios públicos são iluminados.

O laço na cor amarela, símbolo do movimento, segue a mesma proposta adotada no combate ao câncer de mama (Outubro Rosa), de próstata (Novembro Azul) e ao vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

 

 

Última alteração em 19 de Maio de 2015 às 12:35