Notícias

ver todas
Estudantes visitam vítimas de acidentes de trânsito no HC

A programação do Maio Amarelo, movimento internacional cujo objetivo é 
chamar a atenção para os altos índices de mortos e feridos no trânsito, prosseguirá nesta terça-feira, 12/05, no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Alunos da EE Professor Pedro Salvetti Netto (Jardim Capivari) irão ao HC para participar do programa P.A.R.T.Y.(“Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth” - “Prevenir traumas relacionados a risco e álcool na juventude”). Eles passarão por UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e enfermarias de ortopedia e trauma do hospital, conversarão com pacientes vítimas de acidentes (traumas) de trânsito e assistirão a palestras educativas. A proposta é conscientizá-los sobre os riscos da imprudência ao dirigir.

Desenvolvido no Canadá, o P.A.R.T.Y. é realizado em Campinas pela Liga do Trauma do HC da Unicamp, apoiado por Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Centro de Referência em Reabilitação da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (PM), Secretaria Municipal de Saúde e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A iniciativa alcança jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio, público que em breve terá Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar) e a Secretaria Municipal de Saúde cederam ônibus para o transporte dos estudantes ao Hospital de Clínicas.

As ações locais do Maio Amarelo foram lançadas pela Emdec em 24 de abril, no evento Intergastro & Trauma 2015. No sábado, 2 de maio, a Praça Arautos da Paz foi cenário de uma simulação de acidente e atendimento a vítimas de trânsito.

Também no dia 12/05, a Faculdade Metrocamp, participante do Maio Amarelo, abrigará em suas instalações uma ação de educação para o trânsito dentro do 9º Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp). A instituição também iluminou seu prédio, na Rua Dr. Salles Oliveira, com luz amarela, para dar visibilidade ao tema.

A programação completa do Maio Amarelo em Campinas pode ser consultada clicando aqui. Além das edições do P.A.R.T.Y., ainda haverá instalações urbanas (“Álcool e direção. Combinação fatal!”), tour educacional em escola, inspeção veicular gratuita e grafitagem inspirada no Maio Amarelo no muro da antiga Fepasa (Ferrovia Paulista S.A.), na Vila Industrial.

Maio Amarelo
Segundo o site oficial (www.maioamarelo.com), “O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas”.

Criado por entidades como a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e Observatório Nacional de Segurança Viária como movimento brasileiro em apoio à “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” 2011-2020, da Organização das Nações Unidas (ONU), em Campinas o Maio Amarelo é encampado pela Emdec. Há atividades de conscientização para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Educadores da Emdec distribuem materiais educativos. Prédios públicos são iluminados.

O laço na cor amarela, símbolo do movimento, segue a mesma proposta adotada no combate ao câncer de mama (Outubro Rosa), de próstata (Novembro Azul) e ao vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Na última quarta-feira, 06/05, na entrega de 41 ônibus para o transporte coletivo municipal (Sistema InterCamp), na Pedreira do Chapadão, o secretário municipal de Transportes, Carlos José Barreiro, presenteou o prefeito Jonas Donizette com um pingente do laço. Em seu discurso, o prefeito ressaltou que Campinas está engajada em reduzir as mortes e acidentes no trânsito. Além do secretário e do chefe do Executivo, vereadores e representantes do setor de transportes também ostentaram adesivos e pequenos laços em apoio à iniciativa.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 11 de Maio de 2015 às 10:24