Notícias

ver todas
Emdec apresenta Plano Cicloviário para entidades ligadas ao Secovi

Dando continuidade ao processo de apresentação do Plano Cicloviário para as diversas classes e setores do município, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, mostrou o trabalho para entidades ligadas ao Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais (Secovi). A reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 30 de abril, na sede do Secovi, no Cambuí.

“É compromisso do prefeito Jonas Donizette implantar mais de 100 quilômetros de ciclovias de uso contínuo, no município, fazendo com que a bicicleta seja uma forma sustentável e saudável para pequenos deslocamentos, aliada ao transporte público coletivo. Esse Plano foi construído com o esforço conjunto de várias secretarias, cicloativistas e participação de membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. A intenção é fazer tudo de forma compartilhada, por isso a apresentação do Plano aqui, para representantes de áreas pensantes do planejamento urbano da cidade”, explicou o secretário Carlos Barreiro.

Desde o lançamento do Plano Cicloviário, no início de abril, a Emdec realiza reuniões específicas com entidades do município, para detalhar o projeto. Além da transparência dos atos públicos, é uma oportunidade para o recebimento de sugestões. Para o diretor do Secovi Campinas, Fuad Jorge Cury, “a apresentação é excelente, pela transparência e possibilidade da troca de experiências”. Cury destaca a “maneira diferente de olhar a cidade, olhando para o futuro com planejamento, e privilegiando o pedestre e o transporte público nos deslocamentos”.

O Plano Cicloviário contempla quatro fases de execução, totalizando mais de 188 quilômetros (km) de ciclovias. Durante a apresentação, Barreiro salientou as quatro principais premissas que o Plano contempla: “privilégio do transporte não motorizado sobre o motorizado; ciclovias espraiadas em todas as regiões do município; transformar a bicicleta em modal de transporte; e integrá-la com outros modais”.

Bicicleta
Campinas já possui quase 21 km de ciclovias e ciclofaixas, além de rotas cicláveis. O Plano Cicloviário contempla a implantação de mais 188,9 km de pistas destinadas à circulação de bicicletas. As ciclovias ficarão, preferencialmente, no canteiro central das vias públicas. O Plano também contempla a construção de bicicletários em pontos estratégicos do mobiliário urbano público.

Na Fase 1 do Plano estão previstos 16,3 km. Na Fase 2, 95,1 km; Fase 3, ligada à construção dos corredores do BRT, mais 13,7 km. E na Fase 4, mais 52,4 quilômetros. A previsão inicial da Administração municipal é de que os projetos das fases 1, 2 e 3 sejam concluídos até o final de 2016.

Fase 1
A primeira fase do Plano Cicloviário prevê, inicialmente, trechos de ciclovias nas avenidas Mackenzie (6,7 km), Baden Powell (1,6 km) e José de Souza Campos (Norte-Sul, 1,3 km). Esses locais contarão com investimentos da iniciativa privada.

Ainda na primeira fase, Barão Geraldo receberá um trecho de 2,1 km, da Rua Luiz Vicentin à Avenida Santa Isabel. Também há projetos de ciclovias para a Washington Luiz (950 m) e Taquaral Theodureto (1,6 km), além de três trechos no distrito de Nova Aparecida, que somam 2 km.

As informações completas sobre o Plano Cicloviário estão disponíveis no site da Emdec, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, em “Plano Cicloviário de Campinas”.

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 30 de Abril de 2015 às 15:45