Notícias

ver todas
Emdec encampa o Movimento Maio Amarelo

Campinas, pelo segundo ano consecutivo, participará ativamente do Movimento Maio Amarelo, organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. A abertura oficial do Movimento na Região Metropolitana de Campinas acontecerá nesta sexta-feira, 24,  às 19h, no auditório da Expo Dom Pedro, dentro da convenção Intergastro e Trauma, organizado pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campina, Unicamp, PUC-Campinas e Hospital Mário Gatti. Neste evento, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec)realiza uma instalação sobre segurança no trânsito, dentro do stand do Movimento Maio Amarelo, com apresentação do Projeto P.A.R.T.Y. e instalação de veículos batidos e uma mini ciclovia.

A Emdec encabeçará durante todo o mês de maio, a partir do dia 1º, com diversos parceiros, uma extensa programação de atividades de educação e conscientização dos motoristas sobre a urgência em reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, que inclui simulado de múltiplas vítimas, palestras, instalação urbana, inspeção veicular, ações de rua com distribuição de material educativo e o laço amarelo, símbolo da campanha. Para chamar a atenção da população para a campanha, prédios públicos serão iluminados de amarelo durante todo o mês de maio, como a Prefeitura, Câmara Municipal, Estação Cultura, Torre do Castelo, sede da Sanasa, Ceasa, sede da Emdec, além do site da Emdec.

O Maio Amarelo é um movimento internacional, criado no Brasil. Faz parte das atividades da “Década de Ação para Segurança no Trânsito”, encampada pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2011, e que trabalha para reduzir o número de acidentes com mortes pela metade até 2021.

A ONU contabiliza mais de 1,3 milhão de mortes por ano no trânsito em 178 países. São números terríveis e o Brasil está em quinto neste ranking trágico.

Campinas, por meio das campanhas educativas, fiscalização e trabalho de engenharia realizados pela Emdec, trabalha para reduzir o índice de acidentes no trânsito. Em 2013, 101 pessoas morreram na cidade vítimas do trânsito, segundo levantamento do Departamento de Georreferenciamento e Sistematização de Dados da Emdec. Dos mortos, 51,5% eram ocupantes de motocicletas; 31,7% das vítimas eram pedestres e 16,8% ocupantes dos demais veículos. Obtenha mais informações sobre acidentes nos Cadernos de Acidentalidade e sobre os programas educativos da Emdec no site www.emdec.com.br.

Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre, que foi lançada em 2013. A cor amarela é um sinal de advertência e atenção no trânsito.

Depois do sucesso do Outubro Rosa e do Novembro Azul, de combate ao câncer de mama e de próstata, o Maio Amarelo com o mote “Atenção pela Vida” pretende conscientizar a sociedade sobre as responsabilidades e os riscos no comportamento de cada cidadão ao dirigir seu veículo ou andar pelas ruas. O objetivo principal é chamar a atenção para os altos índices de morte por atropelamentos e colisões, principalmente de motociclistas que são mais da metade das vítimas em Campinas.

Outra meta é reduzir os riscos de acidentes na cidade, além de mudar o comportamento inseguro que motoristas assumem ao volante. O Maio Amarelo também pretende orientar  os pedestres a respeitarem as regras de mobilidade para evitar acidentes.

Mais informações sobre o Movimento Maio Amarelo em: www.maioamarelo.com.
 

Autor: Gil Caria Última alteração em 29 de Abril de 2015 às 17:28