Notícias

ver todas
PAI-Serviço é tema de reunião na Câmara de Vereadores



O secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, esteve nesta terça-feira, dia 31 de março, na Câmara de Vereadores para uma prestação de contas sobre o PAI-Serviço. A reunião, solicitada pelo presidente da Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência Física ou Mobilidade Reduzida, vereador Jorge dos Santos Montanari (Jorge da Farmácia), também contou com a presença dos vereadores Artur Orsi, José Carlos Silva (Zé Carlos), Luiz Rossini, Paulo Bufalo, Paulo Galtério e Pedro Tourinho. Na plateia estavam várias pessoas com mobilidade reduzida.

Durante o encontro, realizado no Plenarinho “Sala Sylvia Paschoal”, o secretário Carlos Barreiro apresentou uma retrospectiva do serviço, além do balanço das ações nos últimos anos. “Hoje nós temos uma média de 96% de atendimentos realizados, índice extremamente elevado para um serviço de transporte público gratuito. Isto demonstra a atual eficiência e qualidade do serviço prestado”, afirmou.

Atualmente são 2.259 usuários ativos. Desse total, 51% são do sexo masculino e 49% do feminino. O PAI-Serviço atende várias faixas etárias, com destaque para a faixa entre 70 e 79 anos, que possui 377 pessoas cadastradas. Uma curiosidade: o PAI-Serviço atende 10 pessoas com mais de 100 anos. Em 2014 foram realizadas mais de 42 mil viagens. Para este ano, a expectativa é aumentar esse número, com novas ferramentas de gestão.

“Nosso principal problema é o da roteirização dos atendimentos. Estamos investindo em novas técnicas e mecanismos de otimização de programas, como a programação linear que permite a criação de cercas virtuais de origem e destino, garantido melhor atendimento das ordens de serviço”, explicou o secretário.

Barreiro também revelou que está em fase de testes um aplicativo para celular, com informações aos usuários. “Ele já foi desenvolvido para Android e agora estamos trabalhando o IOS. São ações que visam garantir um melhor atendimento. É uma preocupação constante do Governo Jonas Donizette prestar um atendimento especial à população”.

  

PAI-Serviço
O Programa de Acessibilidade Inclusiva (PAI) tem um atendimento especial, chamado de PAI-Serviço, que garante o transporte gratuito porta a porta e porta às pessoas com restrições severas de mobilidade, que fazem uso de andadores ou cadeiras de rodas. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamentos médicos, trabalho, estudo e atividades de lazer.

O programa conta com uma frota de 50 vans e dois ônibus. O serviço também possui um telefone gratuito, que atende das 6h até as 24h, todos os dias da semana, inclusive feriados. O disque PAI-Serviço é acionado pelo número 0800 600 1517. As solicitações devem ser feitas com dois dias de antecedência.

O PAI-Serviço não é um serviço de emergência ou urgência e está capacitado a transportar apenas pessoas cujo estado de saúde esteja compatível com as condições oferecidas, a critério do médico do usuário.

Campinas também já conta com 73% da frota de 1,2 mil ônibus do serviço de transporte público coletivo municipal acessível. E 21 táxis acessíveis em operação.
Autor: Márcio Souza Última alteração em 08 de Abril de 2015 às 10:59