Notícias

ver todas
Semáforos da Ruy Rodriguez são os primeiros de Campinas com iluminação sobre a faixa



Os novos semáforos para travessia de pedestres que entraram em operação na última quarta-feira na Av. Ruy Rodriguez, no Jardim Novo Campos Elíseos, próximos à Unidade 4 da Faculdade Anhanguera (FAC), são os primeiros de Campinas a iluminar as faixas de pedestres, usando tecnologia LED (diodo emissor de luz).

O objetivo é proporcionar melhores condições de segurança aos pedestres à noite, período considerado mais propício a atropelamentos, segundo especialistas, em função da menor visibilidade.

Caminhar ao escurecer e à noite aumenta a probabilidade de atropelamentos. Iluminar as faixas faz com que os pedestres se sobressaiam na hora de atravessar, redobrando a atenção dos motoristas. Trata-se de uma solução simples, que amplia a segurança da circulação.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) instalou semáforos com botoeiras (botões para solicitar a travessia) e pintou faixas de pedestres perto dos pontos de ônibus. A iluminação sobre a faixa é um projeto-piloto, que poderá ser implantado em outros semáforos da cidade.

 

Nos dias úteis, a Av. Ruy Rodriguez recebe, em média, 43,4 mil veículos, somando os dois sentidos de circulação. São 20,7 mil no sentido bairro e 22,6 mil no sentido centro. Essa medição foi realizada a cerca de 200 metros do viaduto da Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).

Na saída da FAC, os estudantes e funcionários que utilizam o transporte coletivo passam pelas ruas Antônia Ceregatti Albieri e Celeste e acessam o ponto no sentido centro. Para pegar os ônibus no sentido bairro, entretanto, precisam atravessar também a Ruy Rodriguez. É essa travessia que está sendo assegurada com apoio dos novos semáforos. Da mesma forma, quem desembarca na Ruy Rodriguez no sentido bairro precisa atravessar a avenida para chegar à faculdade ou outros locais de interesse.

Além dos semáforos para pedestres, também foi colocado semáforo no retorno, para os motoristas que circulam no sentido bairro fazerem a conversão rumo à faculdade com menor risco e maior eficácia. Esse equipamento será sincronizado com os focos de travessia de pedestres e com os semáforos já existentes no cruzamento Av. Ruy Rodriguez x Rua Antônia Ceregatti Albieri.
Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 26 de Março de 2015 às 18:20