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Muita atenção na hora de contratar transporte escolar

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) listou algumas dicas para quem vai contratar o transporte escolar. Pais e responsáveis por estudantes devem ficar atentos a alguns itens, no momento de contratar os serviços.

É imprescindível verificar se o condutor está credenciado e autorizado, solicitando a apresentação do Cadastro de Condutor (COTAC), documento obrigatório durante a operação.  Para checar se o veículo está em ordem e passou pela inspeção veicular realizada pela Emdec, o veículo deve ter, no parabrisa dianteiro, um adesivo de cor verde.

Outras dicas, menos técnicas, mas também relevantes incluem calcular por quanto tempo a criança permanecerá no veículo, e estar certo de que o motorista não faz troca de veículo, ao longo do percurso.
A avaliação do serviço deve ser contínua e é importante checar se os cintos de segurança estão sendo devidamente usados, e se não há excesso de passageiros no transporte.

As vistorias acontecem duas vezes no ano, semestralmente. À Emdec, cabe a checagem de documentos para emissão e renovação do COTAC, bem como a realização da inspeção, a fim de checar os itens obrigatórios do veículo.

Aos motoristas, é necessário prudência. Conduzir passageiros sem o COTAC ou sem o selo configuram infrações e geram multas. Da mesma maneira, não fazer uso do cinto de segurança e transportar número excessivo de passageiros são descumprimentos ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e geram penalidades.

Autor: Raquel Torres Última alteração em 22 de Janeiro de 2015 às 09:49