Notícias

ver todas
Emdec divulga balanço das principais ações em 2014

Campinas está completando dois anos de Governo Jonas Donizette. Em 2014, a Secretaria de Transportes e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com Carlos José Barreiro à frente da Pasta, receberam várias diretrizes do prefeito.

Logo abaixo estão elencadas as principais ações da Emdec, desenvolvidas ao longo do ano. São trabalhos que envolvem melhoramento e segurança do transporte público, fluidez do trânsito e ações de educação.

Confira os principais trabalhos.

* Transporte público e de interesse público
- Contrato BRT: Assinatura do contrato entre a Administração municipal e a Caixa Econômica Federal para a construção dos corredores BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido na sigla em Inglês) no Ouro Verde e Campo Grande, além do corredor perimetral ligando a Vila Aurocan ao Campos Elíseos. O investimento é de cerca de R$ 340 milhões. Benefício para mais de 300 mil pessoas.

- Bilhetes 1 Viagem e 2 Viagens: Incentivo ao uso do Bilhete Único e criação dos bilhetes 1 Viagem e 2 Viagens como única forma de pagamento da tarifa de ônibus dentro dos veículos, em substituição ao dinheiro. Medida proporciona mais segurança e agilidade operacional ao sistema. Atualmente, 99% dos usuários do transporte público coletivo municipal pagam a tarifa de ônibus com cartões eletrônicos.

- Bilhete Único Universitário: Criação do Bilhete Único Universitário, com a sanção da Lei Complementar nº 40/2014, de autoria do Executivo, que concede redução de 50% no valor da tarifa do transporte público coletivo municipal para universitários que residem e estudam no município. O benefício será válido, a partir do próximo ano letivo, para os universitários que estudam em regime integralmente presencial.

- Aumento na frota de táxis convencionais: Início do processo para a entrada de 102 novos táxis convencionais no município. Campinas possui atualmente 951 táxis em operação, sendo 891 convencionais, 40 executivos e 20 acessíveis.

- Renovação da frota: Entrega de 180 novos ônibus, todos acessíveis, para o sistema de transporte público coletivo municipal, atendendo diversas regiões de Campinas. Benefício para 154 mil passageiros por dia. No acumulado de dois anos de Governo Jonas Donizette foram 248 novos ônibus. A acessibilidade da frota atinge 70,1%.

- Estudo VLT: Assinatura de contrato com a Caixa Econômica Federal, com repasse de R$ 1,2 milhão, para a elaboração de estudo de viabilidade de implantação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ligando o Aeroporto Internacional de Viracopos à região central do município. A estimativa é de atender 100 mil pessoas.

- Monitoramento da frota: Toda a frota de ônibus do transporte público já conta com o sistema AVL (Localização Automática de Veículos). Uma central provisória está em fase de instalação na sede da Emdec. Futuramente, com as informações em tempo real, será possível monitorar partidas, chegadas, itinerários e ocorrências dentro dos ônibus. Até meados de 2015, com a implantação da central definitiva, será disponibilizado um aplicativo para que os usuários acompanhem a chegada dos ônibus nos pontos de parada, entre outras vantagens.

- Pontos de ônibus: Finalização de estudo para abertura de processo licitatório visando à estruturação e requalificação de pontos de ônibus no município. A empresa concessionária responsável pelos abrigos poderá explorar publicidade nos mesmos.

* Trânsito
- Fluidez viária: Implementação do Plano Emergencial de Pontos Críticos, que visa solucionar cerca de 30 gargalos do trânsito de Campinas. Esses pontos recebem intervenções de engenharia de tráfego para melhorar a fluidez, com reflexo também no desempenho do transporte público.

- Estacionamento Rotativo Pago: Início de processo licitatório para o Sistema Eletrônico de Estacionamento Rotativo de Campinas (Zona Azul), com o objetivo de modernizá-lo e quadruplicar o total de vagas existentes, passando de 1.902 para 8 mil.

- Pátio Municipal: Abertura de licitação para reforma de área com 12 mil m2 no Distrito Industrial, para veículos com pendências judiciais. As novas instalações atenuarão a superlotação do Pátio Municipal.

* Mobilidade Sustentável
- Bicicleta: Início da implantação do Plano Cicloviário no município. Nos próximos meses, a expectativa é construir mais de 14 km de ciclovias de uso permanente. A meta para o Governo Jonas Donizette é atingir 100 km de ciclovias em Campinas.

* Convênios
- WBCSD: Parceria com a organização de sustentabilidade World Business Council for Sustainable Development (Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) para realizar pesquisa que irá auxiliar na concepção do Plano Viário do município e desenvolver inovações na esfera da Mobilidade Urbana.

- FDTE: A Emdec finaliza proposta de convênio com a Universidade de São Paulo (USP) para elaborar um Plano Viário para o município, pensando na Mobilidade Urbana em um horizonte de 25 anos. O contrato com a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), vinculada à Escola Politécnica, irá focar o estudo de soluções viárias que privilegiem o transporte público.

- Unicamp: A Emdec contratou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a realização de estudo independente do atual modelo de cálculo tarifário do sistema de transporte público coletivo municipal, visando sua modernização.

- Viracopos: Convênio entre a Emdec e Aeroportos Brasil Viracopos definiu medidas conjuntas para organizar o trânsito nas vias públicas do sítio aeroportuário.

* Educação para a Mobilidade
- “Educação de trânsito vem de berço”: Ação dentro do curso de gestantes oferecido pelo Hospital e Maternidade Celso Pierro, da PUC, para prevenir acidentes de trânsito com crianças. O conteúdo é voltado a pais, profissionais de saúde de maternidades e equipes neonatais, todos multiplicadores do projeto.

- Maio Amarelo: Adesão à ação internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

- Semutran: Semana Municipal de Trânsito, cujo tema foi “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”. Realização de performances artísticas, ações educativas, oficina de Mobilidade Urbana, moto check-up, homenagens, premiações e campanhas solidárias.

- Pedestre: Campanha “Sua vida são suas escolhas”, em parceria com o Corpo de Bombeiros, que visa prevenir atropelamentos.

- Ações educativas: Manutenção de ações permanentes, como “A gente aprende. Agente ensina”, “Idosos em Movimento”, e “P.A.R.T.Y.”.

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 23 de Dezembro de 2014 às 09:57