Notícias

ver todas
Prefeitura concede 50% de desconto na tarifa de ônibus para universitários

O prefeito Jonas Donizette sancionou Lei Complementar que concede redução de 50% no valor da tarifa do transporte público coletivo para universitários que residem e estudam no município. A assinatura da Lei foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 18 de dezembro, na Sala Azul do Paço Municipal.

A solenidade também contou com a presença do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, do secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, do deputado federal Gustavo Petta, secretários, vereadores e representantes da categoria dos estudantes.

Essa é uma antiga reivindicação dos universitários, que agora é atendida pela Administração municipal, na gestão Jonas Donizette. A passagem de ônibus cairá dos atuais R$ 3,30 para R$ 1,65. “Reconheço a luta dos estudantes e tudo na vida tem seu momento de maturação. Os jovens trabalham e o salário também ajuda no sustento da casa, além dos gastos para manter os estudos. Nosso trabalho será sempre por um transporte de melhor qualidade, um transporte mais eficiente”, falou o prefeito Jonas.

Estimativa da Emdec é de que o novo benefício atinja cerca de oito mil passageiros por dia. O Bilhete Único Universitário será concedido no início do próximo ano letivo. A forma para a aquisição será regulamentada pela Secretaria de Transportes, com as informações repassadas para os estudantes em cerca de 30 dias. Os custos do projeto já estão contemplados nos estudos tarifários realizados pela Emdec e serão amortizados pelo próprio sistema, sem necessidade de subvenção municipal.

Para a presidente da União Estadual dos Estudantes do Estado de São Paulo, Flávia Oliveira, presente na cerimônia, “é necessário valorizar o importante espaço dado pela Administração aos movimentos estudantis. É uma conquista que diz muito para nós”.

O secretário Carlos Barreiro enfatizou que “o prefeito sempre esteve sensibilizado com a questão dos universitários terem uma forma mais econômica de ir e vir ao local de estudo e é uma satisfação imensa que a Lei do Bilhete Único Universitário seja sancionada”.

Nova Lei
A Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, acrescenta artigo à Lei nº 9.788, de 2 de julho de 1998, concedendo desconto de 50% na tarifa de ônibus para universitários. O benefício é válido para alunos que estudam em regime integralmente presencial.

Atualmente, estudantes do ensino fundamental e médio e de cursos profissionalizantes, que residem em Campinas e morem a mais de 1 km do estabelecimento de ensino das redes pública e privada do município, contam com desconto de 60% no valor da tarifa de ônibus.

Dados do transporte público
O sistema de transporte público coletivo Campinas possui 1.239 ônibus em operação, sendo 992 do sistema convencional e 247 do sistema alternativo. Deste total, 869 são acessíveis, representando 70,1% da frota.

A idade média da frota é de 4,5 anos. O município tem 202 linhas de ônibus, distribuídas em quatro áreas:

1) Área 1 (Azul Claro). Regiões: Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras.
2) Área 2 (Vermelha). Regiões: Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop.
3) Área 3 (Verde). Regiões: Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas - Mogi Mirim e corredor Abolição.
4) Área 4 (Azul Escuro). Regiões: Nova Europa, Santos Dumont e aeroporto de Viracopos.

O transporte público de Campinas registra, em média, 634 mil passageiros por dia. Estima-se que essas viagens sejam realizadas, diariamente, por 240 mil usuários (pessoas).

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 18 de Dezembro de 2014 às 18:13