Notícias

ver todas
Emdec realiza operação de trânsito na Av. JBD para melhorar o tráfego de veículos

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza, de maneira experimental, operação pontual de trânsito na Avenida John Boyd Dunlop, no trecho sob a passagem da via férrea, no Jardim Florence. A ação de compartilhamento da via é efetuada no pico da manhã (6h até 8h), com prioridade para o tráfego no sentido bairro – Centro.

A avenida, no trecho anterior e posterior à passagem, tem duas faixas de rolamento, com duas faixas de tráfego por sentido. Sob a passagem da linha férrea, a via é afunilada e passa a ter pista única, com uma faixa de tráfego por sentido, ocasionando congestionamentos nos horários de pico.

Há projeto de alargamento da avenida neste ponto, que deverá ser executado pela América Latina Logística (ALL), concessionária da malha férrea. O projeto da ALL recebe o acompanhamento da Administração municipal.

Além disto, o projeto de implantação do Corredor BRT Campo Grande também prevê o alargamento da via no ponto próximo à linha férrea. No início de 2015 haverá a licitação para criação do projeto executivo e a execução da obra. A previsão é iniciar as obras no primeiro semestre do próximo ano, com conclusão no final de 2016.

Desde o início de dezembro, agentes da Mobilidade Urbana da Emdec realizam canalizações do tráfego no local. A avaliação dos resultados servirá de parâmetro para a Emdec prosseguir com a operação de trânsito.

Com cerca de 15 quilômetros de extensão (29,6 km contabilizando os dois sentidos), a Avenida John Boyd Dunlop é a maior via do município; e a principal ligação para a região do Campo Grande. Por dia, circulam pela via uma média de 64 mil veículos. Em 2011, a média era de 45 mil veículos/dia.

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 17 de Dezembro de 2014 às 13:53