Notícias

ver todas
Delegação Chinesa conhece o gerenciamento da mobilidade de Campinas



Após 40 horas de vôo entre a China e o Brasil, a delegação de políticos e técnicos chineses realizou um dia de trabalho intenso de conhecimento do sistema de trânsito e transporte de Campinas e o funcionamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

Recepcionados pelo secretário de Transportes e presidente da Emdec, Sérgio Benassi, e por Beatriz Gusmão, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o grupo pôde conhecer um panorama da gestão política-administrativa da cidade e saber como é feito o gerenciamento da mobilidade em Campinas.

Benassi apresentou a equipe e as diretorias da Emdec – Presidência, Operações, Desenvolvimento Institucional, Administrativa e Financeira e Planejamento e Projetos – e os obstáculos para gerenciar o trânsito e transporte na cidade. Mostrou dados que revelam que Campinas tem praticamente um veículo por habitante e avaliou que a política de valorização do veículo individual está superada historicamente, sendo preciso planejar e investir cada vez mais em transporte público coletivo de qualidade.

Os gerentes de Fiscalização e Operação, Carlos Aparecido de Lima, e de Controle Operacional, Willy Lin, também fizeram exposições mais detalhadas sobre seus setores. O agente Márcio Santos apresentou o uniforme utilizado pelos “amarelinhos”.

“É uma honra receber a delegação de uma das nações mais importantes do mundo, que tem um papel fundamental na direção das políticas globais. Vamos mostrar como fazemos, mas esperamos aprender muito com vocês”, disse Benassi, dirigindo-se aos representantes da China, cuja população passa de um bilhão de habitantes.

O secretário Benassi chamou a atenção da comitiva para os equívocos de uma política de transporte individualizado, que além dos congestionamentos e poluição são responsáveis pela violência no trânsito, com número elevado de acidentes e mortes.

Afirmou aos estrangeiros que é necessário, como a Emdec tem feito, planejar e investir no transporte público coletivo e em campanhas educativas, já que 50% das mortes no trânsito têm relação com direção e álcool, além da imprudência ao volante. Mais da metade dos mortos no trânsito são homens, jovens e alcoolizados pilotando uma moto.

O grupo conheceu o projeto BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido), que terá dois corredores de ônibus exclusivos ligando o Centro às regiões do Ouro Verde e Campo Grande. As obras devem começar no primeiro trimestre do ano que vem.

Também foi apresentado o Plano Cicloviário de Campinas, que visa construir 120 km de ciclovias nos próximos 4 anos.





Gao Jiangang, representante do Ministério do Transportes da República Popular da China, liderava a comitiva. Entre eles, o secretário de Transportes da província de Shandong, Xie Tao  – a província é equivalente a um estado no Brasil, com população de 100 milhões de habitantes, cerca de metade da população brasileira. Outra província representada, Funjian, possui 60 milhões de moradores. A menor cidade representada pela comitiva, Wuxi, possui 4 milhões de habitantes. “Agradecemos muito pelo sucesso desta reunião e a troca de experiências. Este é o nosso primeiro encontro, não o único”, afirmou Jiangang.

Após as apresentações realizada na sede da Emdec, o grupo foi acompanhado por técnicos da Emdec em visita técnica ao Terminal Central. Conheceram, na prática, o funcionamento do Bilhete Único e também passaram para o Departamento de Inspeção Veicular (DIV), onde tiveram contato com o sistema de verificação de emissão de poluentes feito pela Emdec.

Benassi recebeu de presente da comitiva uma delicada porcelana verde chinesa. Beatriz Gusmão ganhou um tradicional toucador feminino, com objetos de madeira.

Delegação

01. Mr. Gao Jiangang - Vice Consultant of Department of Policies, Laws and Regulations of Ministry of Transport of the People's Republic of China.

02. Mr. Xu Xinzhong - Director of Maritime Safety Administration of Ministry of Transport of the People's Republic of China.

03. Ms. Yang Suqing - Consultant of Department of Policies, Laws and Regulations of Ministry of Transport of the People's Republic of China.

04. Ms. Cheng Ying - Assistant Engineer of Beijing Transportation Industry Energy Conservation Center.

05. Mr. Zhang Jing - Principal Staff Member of Department of Transportation of Jiangsu Province.

06. Ms. Xu Hui - Consultant of Department of Transportation of Zhejiang Province.

07. Mr. Lin Zhao - Senior Staff Member of Department of Transportation of Fujian Province.

08. Mr. Xie Tao - Deputy Director-General of Department of Transportation of Shandong Province.

09. Mr. Song Huadong - Director of Department of Transportation of Henan Province.

10. Mr. Ma Lijun - Deputy Director-General of Department of Transportation of Hubei Province.

11. Mr. Huang Weihong - Deputy Director of Chongqing Communications Planning Survey & Design Institute.

12. Mr. Ouyang Xuebing - Vice President of Jiangsu Transportation Institute of Yunnan Province.

13. Mr. Song Liangdong - Deputy Director of Wuxi City Transportation Bureau.

14. Mr. Zhang Fan - Engineer of Transport Planning and Research Institute, Ministry of Transport.

15. Mr. Li Zhongkui - Deputy chief engineer of China Academy of Transportation Sciences.

16. Mr. Yu Mingyuan - Director of Research Institute of Highway,Ministry of Transport.

17. Ms. Li Ruiyu - Assistant Researcher of China Waterborne Transport Research Institute.

18. Mr. Dai Mingxin - Vice President of Tianjin Research Institute for Water Transport Engineering, M.O.T.

19. Mr. Fang Hai - Director of China Academy of Transportation Sciences.

20. Mr. Rui Qiguang - Director of China Classification Society Certification Company (CCSC).

Autor: Gil Caria Última alteração em 18 de Outubro de 2013 às 09:28