Notícias

ver todas
Simulação de acidente é estratégia para combater violência no trânsito

“Causa impacto. A gente olha e pensa que tem acidente grave”. A sensação do ajudante de serviços gerais Antonio Francisco Rodrigues, 43 anos, foi compartilhada por diversas pessoas que passaram na manhã desta sexta-feira, dia 20 de setembro, pela Avenida John Boyd Dunlop, na altura do Balão do Londres.

A cena era de acidente de trânsito, envolvendo um carro e duas motos. No asfalto da avenida, uma vítima: jovem, do sexo masculino, motociclista, que se contorcia de dor, com fraturas pelo corpo. Rapidamente chegaram duas motolâncias do Samu, que iniciaram os procedimentos de primeiros socorros. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec monitoravam o trânsito e orientavam motoristas e pedestres. Pessoas se aglomeraram para assistir ao atendimento. A ambulância do Samu chegou na sequência e encaminhou a vítima para uma unidade de pronto atendimento.

A simulação da situação, que é corriqueira no município, foi usada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) para uma ação educativa de conscientização de pedestres, motociclistas e motoristas, sobre os índices de acidentalidade. A atividade integra as ações da Semana Municipal do Trânsito (Semutran) de 2013.

“É muito bom. O pessoal de moto abusa muito, principalmente não respeitando o semáforo vermelho e as faixas de pedestre”, afirmou o logístico Moacir Alexandre Silva, 48, que mora na região. Acompanhado pela filha Milene, 9, aprovou a ação.

O aposentado Jorge Manoel, 68, é corredor há 27 anos e também reclama do desrespeito. “As pessoas não têm consciência do que fazem no trânsito. Não respeitam o pedestre. Esse tipo de exposição chama a atenção”.

Durante a simulação do acidente, educadores da Emdec abordaram quem passou pelo local. Houve distribuição de panfletos educativos. “Nosso principal objetivo é conscientizar. Mostrar os riscos, principalmente da combinação perigosa e, muitas vezes letal, entre álcool e direção”, define a gerente de Educação e Cidadania da Emdec, Silvana Sandoval.

O enfermeiro do Samu que atua no serviço de motolância, Lisandro Luis da Silva, convive diariamente com atendimentos reais. “São vítimas jovens, em idade produtiva. Se o acidente demorou um segundo para acontecer, a vítima pode levar seis meses, dois anos para se recuperar. Por isso é importante a conscientização”.

Próxima atividade
As atividades da Semutran continuam. Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, será realizada a ação “Vaga Viva”, que irá transformar vagas de estacionamento de carros em área de convivência para pessoas.

O objetivo é de proporcionar uma reflexão sobre as formas de deslocamento e um apelo para as questões da mobilidade sustentável.

A atividade será realizada na Avenida Francisco Glicério, na altura da sede do Poupatempo. O início será a partir das 9h. Com previsão de término às 16h.

No local também intervenção teatral realizada pelo Detran SP e ações de grupos de ciclistas.

Serviço: “Vaga Viva”. Atividade da Semana Municipal do Trânsito.

Data e horário: Dia 23 de setembro, segunda-feira, a partir das 9h.

Local: Na Avenida Francisco Glicério, altura do Poupatempo.

Informações: Com o Departamento de Comunicação da Emdec, nos telefones (19) 3772-4215 e 3772-4249.

 

Autor: Márcio Souza Última alteração em 24 de Setembro de 2013 às 16:10