Notícias

ver todas
Novos semáforos começam a funcionar na região do Swift e Unip

Dois cruzamentos de grande fluxo de veículos ganham conjuntos semafóricos a partir desta quinta-feira, dia 13 de dezembro, no bairro Swift, região da Universidade Paulista (Unip).

O primeiro conjunto semafórico começa a funcionar no cruzamento da Avenida Jorge Tibiriça com Avenida Francisco de Angelis. O volume diário médio no local é de aproximadamente 12 mil veículos. Nos últimos cinco anos foram registrados 28 acidentes neste cruzamento, uma média de pelo menos um acidente a cada dois meses.

O local é trajeto de muitos estudantes da Unip, da Universidade São Leopoldo Mandic e da Universidade São Francisco. É rota também de clientes do Extra Hipermercado e da concessionária Fiat Tempo, além de ser caminho de moradores de diversos condomínios e residências da região.

Para garantir maior fluidez, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) projetou também uma nova sinalização de solo e sinalização de placas. Promoveu também mudanças nos canteiros centrais da Avenida Francisco de Angelis, alterando um acesso de retorno, próximo ao cruzamento com a Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza.

O segundo conjunto semafórico começa a funcionar no cruzamento da Avenida Alberto Medaljon com a Avenida Ministro Costa Manso. O volume diário médio no local é de aproximadamente 22 mil veículos. Nos últimos cinco anos foram registrados 22 acidentes neste cruzamento, uma média de um acidente a cada três meses.

INTERVENÇÕES JÁ REALIZADAS
Os novos conjuntos semafóricos integram as intervenções viárias projetadas pela EMDEC para melhorar o trânsito no Swift, na região próxima à três universidades (Unip, São Leopoldo Mandic e São Francisco), dois grandes centros de comércio e serviços (Extra Hipermercado e Fiat Tempo) e um volume elevado de condomínios e residências.

Em setembro foi concluída a primeira grande intervenção: uma nova rotatória do entroncamento entre a Avenida Comendador Enzo Ferrari, com a Rua Engenheiro Augusto de Figueiredo, a Rua Serafim Piazon e a travessa Martinho Calsavara, melhorando a circulação no entorno da Unip e da concessionária Fiat Tempo.

O acúmulo de veículos causava lentidões e congestionamentos, por isso a rotatória foi “alongada”, ficando em forma de “8” para redistribuir o fluxo de veículos e aprimorar a circulação.

Nos últimos dois meses foram realizadas obras de adequação e sinalização na Avenida Francisco de Angelis, entre o cruzamento com a Avenida Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza e a Avenida Jorge Tibiriça.

Neste período, o conjunto semafórico foi implantado no cruzamento das vias Francisco de Angelis com Jorge Tibiriça. Na região houve pintura de faixas de travessia de pedestres nos três cruzamentos existentes; implantação de rampas acessíveis para pessoas com restrições de mobilidade; e construção de novo passeio público.

Houve também a revitalização de placas e melhorias em pontos de ônibus da Avenida Jorge Tibiriçá (abrigo, totem metálico).

Nestes dois meses a EMDEC colocou em prática também mudanças no cruzamento das avenidas Alberto Medaljon e Ministro Costa Manso. No lugar foi implantado um novo conjunto semafórico e houve a reconfiguração geométrica, otimizando o fluxo dos veículos que vêm do bairro.

PRÓXIMAS INTERVENÇÕES
As obras viárias no Swift vêm sendo gradualmente implantadas. As próximas intervenções vão ocorrer em outros pontos de grande circulação de veículos.

Um deles será na Rua Frederico Ozanam, que tem duplo sentido de circulação. A via vai passar a ter sentido único desde a Rua da Abolição até a Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza. Os veículos vindos desta avenida serão redirecionados pela Rua Waldemar César da Silveira, reduzindo o fluxo na rotatória da Rua da Abolição com a Avenida Jorge Tibiriçá.

Outra intervenção será no cruzamento entre Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, Rua Frederico Ozanam e Rua Marcelino Champagnat. Estão previstas nesta região a reconfiguração da atual rotatória, com o aumento de sua capacidade viária, e a respectiva adequação semafórica.

Mais uma mudança deverá ocorrer no cruzamento da Rua da Abolição com a Rua Waldemar César da Silveira. O local receberá semáforos em função do aumento de fluxo na Rua Waldemar César da Silveira, que vai absorver os veículos que atualmente circulam pela Rua Frederico Ozanam.

Autor: GILSON REI Última alteração em 11 de Dezembro de 2012 às 17:40