Notícias

ver todas
A segurança das crianças no trânsito será tema no próximo Ciclo 2012

A psicóloga e pedagoga Lia Gonsales vai apresentar dia 23 de agosto, quinta-feira, às 14h, uma palestra sobre a segurança das crianças no trânsito em mais uma edição do Ciclo 2012 - Conversas sobre Mobilidade Urbana, organizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC).

A palestra “A criança no Trânsito” vai ocorrer na sede da EMDEC (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial) e as inscrições já estão abertas (podem ser feitas pelo e-mail educparamobilidade@emdec.com.br  ou pelo site www.emdec.com.br/ciclo2012 ).

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, a psicóloga atua como professora na Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (Fappes) e coordena a ONG Criança Segura Safe Kids Brasil, organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a prevenção de acidentes e lesões em crianças.
Sob o tema “A criança no Trânsito”, Lia Gonsales pretende dar dicas de segurança, destacar a necessidade de pedestres e motoristas cumprirem as regras do trânsito e mostrar a importância da prevenção para evitar acidentes e mortes, entre outros pontos referentes ao assunto.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 4,7 mil crianças morrem e mais de 125 mil são hospitalizadas anualmente em decorrência de acidentes. Entre crianças e adolescentes de um a 14 anos no Brasil, lideram a lista de acidentes as ocorrências no trânsito, seguidas por afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e acidentes com armas de fogo.

Dados sobre o tema, compilados em 2010, mostram que das 6.274 crianças até 15 anos morreram por causas externas (acidentes e violência), os acidentes foram responsáveis pela maior parte das mortes: 76%. No mundo, 830 mil crianças morrem, anualmente, vítimas de acidentes segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, lançado em dezembro de 2008 pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF.

Os números de mortes por acidentes de crianças até 14 anos, segundo DATASUS/Ministério da Saúde (2010), apresentaram-se da seguinte forma: acidentes de trânsito (1.895), afogamentos (1.184), sufocações (729), queimaduras (313), quedas (213), intoxicações (77), acidentes com armas de fogo (30) e outros (340). Foram 4.781 mortes no total.

O Evento

A palestra “A criança no Trânsito” vai ocorrer das 14h às 17h, na sede da EMDEC (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail educparamobilidade@emdec.com.br  ou pelo site www.emdec.com.br/ciclo2012.

O Ciclo de Conversas é um fórum permanente que tem como proposta reunir vários segmentos sociais e representantes do meio acadêmico, para aprofundar a análise de temas relacionados à Mobilidade Urbana; e fomentar ações e parcerias para a redução da acidentalidade e melhoria da qualidade de vida no município.

O debate é organizado pela EMDEC com o apoio de universidades, entre elas Anhanguera Educacional, Faculdades de Campinas (Facamp), Veris, PUC Campinas, Unicamp e Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes de Campinas. Participam educadores, profissionais e segmentos sociais interessados em discutir a Mobilidade Urbana.

SERVIÇO

Ciclo 2012 - Conversas sobre Mobilidade Urbana

“A Criança no Trânsito”

Dia: 23 de agosto, das 14h às 17h.

Local: Sede da EMDEC, à Rua Doutor Salles Oliveira, 1.028, Vila Industrial.

Palestrante: Lia Gonsales.

Inscrições: educparamobilidade@emdec.com.br ou pelo site www.emdec.com.br/ciclo2012

Informações: (19) 3772-4292 / 3772-4078

 

Autor: GILSON REI Última alteração em 20 de Agosto de 2012 às 09:16