Notícias

ver todas
Obras no Swift deverão ser concluídas nas próximas semanas

Seguem em andamento as obras viárias que visam melhorar a circulação no bairro Swift, nas imediações da Universidade Paulista (Unip). A previsão é que todas as intervenções estejam concluídas até o final de agosto.

Em função das melhorias que estão sendo implantadas, os motoristas poderão enfrentar lentidões e congestionamentos nos próximos dias. Para que ocorra a mudança, serão necessários alguns bloqueios parciais, com reflexos em um trânsito já complicado.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) recomenda que os motoristas tenham paciência e redobrem o cuidado nas próximas semanas; ao término das obras, o cruzamento entre Avenida Comendador Enzo Ferrari, Rua Engenheiro Augusto de Figueiredo, Rua Serafim Piazon e travessa Martinho Calsavara terá melhores condições de tráfego.



Entenda a intervenção
A rotatória está sendo reconfigurada (ficará em forma de “8”), visando aumentar sua capacidade. O fluxo de veículos será redirecionado e otimizado.

Assim que a obra for entregue, os universitários que vêm pela Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo rumo à Unip, sentido Centro-bairro, contornarão a nova rotatória e retornarão mais à frente.

Já os moradores do condomínio deverão contornar outro balão, alguns metros adiante.

Uma das causas das lentidões e dos congestionamentos era o acúmulo de veículos no local; por isso a EMDEC “alongou” a rotatória, estendendo e reorganizando o fluxo.

Quem estiver voltando da universidade deixará de passar "por dentro" do cruzamento; o fluxo de veículos poderá tanto contornar a nova rotatória e seguir pela Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo no sentido Centro-bairro quanto prosseguir pela Serafim Piazon, em direção à Av. Jorge Tibiriçá. A Avenida Jorge Tibiriçá dá acesso à Norte-Sul, à Rua da Abolição e a bairros como Jardim Santa Eudóxia e Jardim Carlos Lourenço.

Bairro-Centro
Já no sentido bairro-Centro da Avenida Engenheiro Augusto Figueiredo, haverá duas faixas somente para quem procura a Unip e bairros como o Jardim Proença, e outra para fazer o retorno. Continua sendo proibido estacionar e parar na Avenida Comendador Enzo Ferrari até o acesso à universidade.

O trecho da Rua Serafim Piazon passará a ser de sentido único entre a Rua Capitão Samuel Ferreira e a rotatória; os veículos que antes cruzavam a  rotatória, vindo da Av. Jorge Tibiriçá, agora atravessarão a Avenida Engenheiro Augusto de Figueiredo mais à direita.

Em função das alterações, o trecho da Av. Engenheiro Augusto de Figueiredo junto ao condomínio também terá sentido único.

O mesmo ocorrerá com o trecho da Rua Capitão Samuel Ferreira entre a Rua Serafim Piazon e a Avenida Ernesto Buzzo.



Histórico

A região vinha registrando lentidão e congestionamentos no cruzamento entre Avenida Comendador Enzo Ferrari, Rua Engenheiro Augusto de Figueiredo, Rua Serafim Piazon e travessa Martinho Calsavara, sobretudo em função do grande número de universitários e dos moradores de um condomínio fechado que trafegam pelo local.

As melhorias advêm de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Prefeitura Municipal de Campinas e PDG Goldfarb, que deverá investir cerca de R$ 2 milhões nas obras.

Em uma primeira etapa após a assinatura do TAC, a PDG Goldfarb havia realizado levantamentos, incluindo volume veicular e levantamento planialtimétrico (topografia da região); baseada nestes dados, a EMDEC elaborou os projetos das intervenções, que preveem aumento da capacidade de rotatórias (reconfiguração geométrica), novos conjuntos semafóricos e revitalização da sinalização.

Haverá intervenções em seis cruzamentos do bairro; por hora, as obras estão sendo realizadas no entorno da universidade e do condomínio.

Autor: Edgard de Oliveira Jr. Última alteração em 23 de Novembro de 2012 às 10:43