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Seminário aponta transporte ferroviário como alternativa para o futuro do transporte no país

A abertura da quinta edição do Seminário sobre Implantação de Trens Turísticos e Culturais nesta sexta-feira, 14 de agosto, realizada em Campinas, foi marcada pela visão de gestores e autoridades de que a preservação e colocação do patrimônio ferroviário a serviço da sociedade, além do desenvolvimento de novos projetos, podem contribuir para o futuro do transporte do país. O evento é realizado na Estação Guanabara e conta com a organização da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), da Serviço Social das Estradas de Ferro - SESEF / Ponto de Cultura Barão de Mauá e da Prefeitura de Campinas, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC) e da Secretaria de Comércio, Serviços, Indústria e Turismo. Participaram da mesa de abertura o secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt (que também representou o prefeito municipal, Dr. Hélio de Oliveira Santos); o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Roberto Dorigon; o prefeito municipal de Jaguariúna, Gustavo Reis; o deputado federal pelo PT, Carlos Zarattini; o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), César Nunes, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários; e o assessor de Relações Públicas da ABPF, Geraldo Godoy. Sinval Dorigon ressaltou a importância de se preservar a memória, representada pelo patrimônio ferroviário, já que foram as linhas férreas que "alavancaram o Estado de São Paulo". Na sequência, Gustavo Reis destacou a importância dos trens nos dias atuais como alternativa ao transporte rodoviário e individual. Já o professor César Nunes lembrou as diversas associações da palavra trem na sociedade enquanto símbolo de desenvolvimento. Citou vários exemplos, entre eles, a terminologia política que associa a locomotiva ao progresso. O secretário de Transportes destacou dois significados da realização do evento em Campinas. O primeiro está relacionado à emoção dos trabalhadores que contribuíram para a implantação da ferrovia e, agora, retornam ao local onde trabalharam para discutir a preservação não só da história da cidade, mas também de suas próprias histórias. Bittencourt lembrou ainda o fato de Campinas, neste momento, viver o processo de implantação de dois projetos: a extensão dos trilhos da Maria-Fumaça até a Praça Arautos da Paz e a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV), que "incentivará, em pouco tempo, outros projetos de transporte ferroviário nas regiões Sul, Nordeste e até em outros países da América do Sul". A viabilidade do TAV Como membro da Comissão de Transportes da Câmara dos Deputados, Carlos Zarattini defendeu, a viabilidade da implantação do TAV no Brasil até o ano de 2014, quando será realizada a Copa do Mundo de Futebol. Para Zaratini, o projeto é barato perto dos seus objetivos que é dotar a região Sudeste de um transporte ágil, confortável e não-poluente que atenda a região mais populosa do país e, ainda, colabore para o seu desenvolvimento. Os recursos necessários para a implantação do TAV são na ordem de R$ 34,6 bilhões. Rebatendo questionamento quanto aos prazos para implantação do TAV, o deputado garantiu que há tecnologia de construção disponível que permite a implantação até 2014, desde que executada em várias frentes. Zaratini compartilha da mesma opinião de Bittencourt de que, depois de implantados os projetos de transporte ferroviário, outros surgirão em diversas regiões. O deputado também acha necessário articular a operação dos trens turísticos com os de passageiros e os de cargas para viabilizar economicamente essa atividade cultural. Trens e Turismo O crescimento do transporte ferroviário dentro das atividades turísticas foi o destaque da palestra de Sávio Neves Filho, presidente da ABOTTC e membro do Conselho Nacional do Turismo. "A escolha pelo trem, ao invés do caos aéreo e dos congestionamentos, tem sido cada vez mais comum, tanto que o Conselho fechou um convênio com o SEBRAE para qualificar os operadores de trens turísticos", explicou Sávio Neves. Experiências de implantação de trens turísticos O público, que participou do primeiro dia do Seminário, também pôde conhecer duas experiências de implantação de trens turísticos contadas pelos municípios que vivenciaram esse processo. O prefeito de Leopoldina, Benê Guedes relatou a experiência para a implantação do Trem de Turismo Regional, entre Cataguazes e Volta Grande, com 88 km de extensão. Já Fernando de Almeida Coimbra, prefeito de Recreio, contou como foi a instalação do Circuito Turístico "Eta, Trem Bão" na sua cidade. O circuito, com 10 km de extensão, liga Recreio à Angaturama. Em todo o Brasil, existem 30 trens turísticos em operação que transportam cerca de dois milhões de passageiros por ano. Passeio de Maria-Fumaça O encerramento do Seminário será feito no domingo, 16 de agosto, e terá como atração o passeio de Maria-Fumaça, na viagem entre a Estação Anhumas, em Campinas, e Jaguariúna. A atividade será gratuita para os participantes do Seminário e está programada para o período das 9 às 13 horas. A participação no Seminário é gratuita e os interessados poderão fazer sua inscrição por meio dos e-mails: - trensculturais@emdec.com.br; - pontodecultura@sesef.com.br; - secretaria@abottc.com.br A Estação Guanabara, que sedia o seminário, fica à Rua Mário Siqueira, 829, no Jardim Guanabara. Camila Bessi
Última alteração em 14 de Agosto de 2009 às 17:27