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Campinas terá novo modelo de ônibus no transporte coletivo

O prefeito Hélio de Oliveira Santos apresentou à população, na tarde desta terça-feira, dia 4, no Paço Municipal, o "ônibus universal", modelo de veículo adaptado que, gradativamente, substituirá a frota que atualmente compõe o sistema de transporte coletivo da cidade. O "ônibus universal" atende às pessoas com deficiência e também àquelas que apresentam qualquer tipo de restrição de mobilidade, como idosos, gestantes e obesos. Esse modelo de ônibus encontra-se em fase experimental. Além de Campinas, apenas São Paulo conta com um similar. "Queremos que Campinas, ao lado de São Paulo, esteja entre as primeiras cidades do país a oferecer esse modelo de ônibus, que garante um transporte digno e de qualidade a toda população, especialmente às pessoas que mais precisam dele", disse Dr. Hélio. Nas próximas semanas, o "ônibus universal" circulará, em caráter experimental, por toda a cidade. Após esse período, caso o modelo seja aprovado, será gradativamente incorporado ao sistema. "Esse modelo foi apresentado ao presidente Lula, durante um seminário de acessibilidade, no mês de dezembro, e tenho a certeza de que será aprovado pela população. Pretendemos que, pelo menos 10% dos veículos adquiridos até o final do ano dentro da proposta de renovação da frota, atendam a este novo modelo", disse o secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt. O novo modelo O "ônibus universal" destaca-se em relação aos veículos adaptados atualmente utilizados em Campinas por apresentar a parte central rebaixada, característica que permite o embarque do passageiro em nível, sem a utilização de um elevador e com rampa manual simples, de forma mais rápida e confortável. Além disso, ele possui piso especial, que facilita o deslocamento do portador de deficiência visual; assentos para obesos (mais largos e reforçados); altura interna (distância do piso ao teto) maior que a de outros modelos, característica que evita problemas às pessoas mais altas; e apoio de pé intermediário, que pode ser utilizado por crianças e pessoas mais baixas. O novo modelo, fabricado com suspensão dianteira semelhante a dos modelos tradicionais e tecnologia totalmente nacional, também não traz custos extras ao sistema. O "ônibus universal", assim como os veículos convencionais, custa em média R$ 160 mil. Já o modelo adaptado hoje utilizado em Campinas é 40% mais caro. Outra característica importante do "ônibus universal" é sua facilidade para circular em regiões que apresentam problemas no sistema viário ou mesmo, vias muito estreitas, condições que limitam a operação dos modelos adaptados atuais. Stephan Campineiro
Última alteração em 01 de Março de 2005 às 17:53