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Recomeçam ações para formação de multiplicadores

O Programa de Educação em Mobilidade, desenvolvido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC), para a formação de multiplicadores nas escolas para ampliar os conceitos de cidadania e segurança na circulação, retoma suas atividades nesta semana, com a realização de dois encontros para professores das redes municipal, estadual, especial e particular de ensino. A expectativa é reunir representantes (professores) de 60 escolas por dia, para apresentar a proposta de trabalho para o ano de 2005, que deverá ser levada às unidades escolares. Os encontros de formação acontecerão nestas terça e quarta-feiras, dias 22 e 23 de março, no período das 8h30 às 12 horas, no Centro Profissionalizante de Campinas - Ceprocamp. Diagnóstico, planejamento e resultados Durante a primeira reunião, a EMDEC trabalhará com as escolas um diagnóstico sobre as condições de circulação no entorno e dentro das unidades escolares, para a partir dele, construir políticas que envolvam planejamento, avaliação e acompanhamento de ações e resultados para superar as dificuldades na circulação vivenciados em cada colégio. Os professores terão orientações que servirão como suporte para ações nas suas escolas. Como muitos problemas são comuns, as soluções também serão compartilhadas, para que a ação seja multiplicada em cada escola e potencializada com toda a comunidade. Para incentivar a participação dos multiplicadores (em sua grande maioria, professores), a EMDEC também reuniu no dia 11 de março, diretores e coordenadores de escolas, que tiveram acesso à proposta de trabalho e foram sensibilizados para a inclusão da escola no programa da EMDEC. No encontro com os diretores, 81 escolas participaram (sendo 42 estaduais, 25 municipais, seis especiais, três particulares e cinco entidades), entre elas muitas tiveram seu primeiro contato com o Programa nesta reunião. Avançando nos conceitos Educar para a mobilidade, envolvendo conceitos que potencializem valores de cidadania, acessibilidade, inclusão social, independente da forma ou meio de transporte utilizado pelos cidadãos. Essa é a nova orientação da EMDEC para o seu Programa voltado não só para escolas, mas para todos os segmentos sociais (idosos, comunidade religiosa e agentes de saúde). Trata-se de mais um avanço na conceituação das políticas de circulação, que no passado se pautava pela educação de trânsito (com enfoque, sobretudo, para a formação de motoristas); apresentou avanços significativos, recentemente, com as reflexões e políticas de circulação com priorização do pedestre e do transporte público; e agora dá novos passos com a proposta de educar para a mobilidade. Denise Pereira
Última alteração em 22 de Março de 2005 às 09:58