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Preferência pela Vida - Confira artigo de Gerson Bittencourt

A necessidade de construir uma campanha para reduzir os índices de acidentes no município nasce a partir da constatação de que a violência no trânsito em Campinas cresceu. Os números confirmam: o total de acidentes aumentou 12,4% em 2004 comparado com 2003 e neste primeiro semestre de 2005 o aumento foi de 2%. Somente este ano 44 pessoas perderam a vida. O poder público e a sociedade campineira não podem ficar impassíveis diante dessa situação. Porque muito mais do que dados estatísticos, estamos tratando da vida de pessoas. Nesse sentido, o mote "Preferência pela Vida" não poderia ser mais oportuno. A campanha, apresentada para a sociedade pela Prefeitura de Campinas, através da Secretaria de Transportes, dá os primeiros passos para mudar essa realidade. O processo de conscientização proposto envolve instrumentos diversos: campanha permanente de segurança no trânsito, debate social constante para analisar, responsabilizar e construir alternativas, investimentos em segurança viárias, monitoramento e diversas ações compartilhadas. Podemos pensar em vários fatores que colaboram para que os acidentes aumentem. A valorização do transporte individual (carro) em detrimento do pedestre e do transporte coletivo. O medo e o sentimento de insegurança, as condições viárias e de sinalização, o conhecimento e a formação dos motoristas que, muitas vezes, são insuficientes para o cumprimento das leis do trânsito. Também podemos citar as dificuldades dos pedestres, em especial para as pessoas com baixa mobilidade, como as barreiras físicas, as calçadas e passarelas sem acessibilidade ou inexistentes ou o comportamento do indivíduo por imprudência e falta de atenção. O cenário atual aponta também que é cada vez mais inequívoca a necessidade de mudança radical no modo de circulação da população nos grandes centros, com ampla prioridade ao transporte público e ao pedestre. Em Campinas registra-se um carro para cada duas pessoas. E os reflexos dessa opção pelo transporte individual já começam a incomodar, com o surgimento de verdadeiros "nós no trânsito", pontos viários com problemas de fluidez ou com grande concentração de acidentes. A solução para os problemas é complexa e passa, necessariamente, pelo envolvimento dos atores sociais do município. Por isso estamos propondo um movimento que dê preferência pela vida, com a participação de todas as pessoas e instituições com o objetivo de aumentar a segurança e a acessibilidade nas vias públicas e diminuir os índices de acidentes no trânsito. O primeiro momento de mobilização começa nesta terça, com o Seminário Municipal sobre Segurança no Trânsito que abre a Semana Municipal de Trânsito. Em seu primeiro módulo, o seminário abordará a questão da "Mobilidade, com segurança e acessibilidade para todos". Outras duas etapas acontecerão em outubro e novembro. A política de educação de trânsito, mesmo destacando-se os trabalhos já desenvolvidos com alunos, professores, segmentos como a Terceira Idade e religiosos, deve ir muito além. É preciso que ela atinja também as empresas, os sindicatos, as associações de bairro, entidades estudantis e diversas organizações sociais, ampliando cada vez mais o número de parceiros que possam contribuir nesta tarefa. Ações como a reorganização do transporte coletivo urbano, com renovação da frota, plano de circulação e investimentos em infra-estrutura já estão sendo encaminhadas por determinação do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos. O mesmo se pode dizer do cuidado com cidade, a pavimentação, recapeamento e sinalização de vias e projetos que trarão uma melhora sensível na qualidade de vida. A Central de Monitoramento que dará maior segurança para as pessoas e agilidade operacional quanto à fluidez do trânsito, a modernização semafórica, o novo modelo de funcionamento de estacionamentos rotativos. São alguns dos projetos que caminham nesse sentido. Outra iniciativa de mobilização será a implantação do projeto "Amigos do Trânsito". Uma equipe com notório reconhecimento social, que será treinada para colaborar na observação do comportamento de motoristas e pedestres no trânsito. A proposta é que esses "cidadãos" sejam interlocutores da sociedade na conscientização de motoristas "infratores". O caminho é longo, mas a direção já foi dada: Campinas mobilizada para diminuir os acidentes no trânsito. O valor da vida não pode ser avaliado. No trânsito, dê preferência pela vida! Gerson Luis Bittencourt, secretário de Transportes de Campinas e Diretor-Presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas - EMDEC, é Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Foi presidente da SPTRANS e secretário Municipal de Transportes na Capital paulista - 2002-2204.
Última alteração em 20 de Setembro de 2005 às 10:48