Notícias

ver todas
‘Revivacidade’ na Delphino Cintra finaliza implantação de jardim



Mais uma etapa do programa Revivacidade – Delphino Cintra foi finalizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) nesta sexta-feira, 12 de abril. A ilha existente no cruzamento da avenida Andrade Neves com a rua Dr. Octávio Mendes recebeu um jardim, com a função de absorver as águas pluviais e proporcionar conforto térmico.


Entre as espécies presentes no jardim estão o abacaxi roxo, o clorofito, a dracena rubra, a grama amendoim e a casca de pinus. O projeto envolveu equipes da área de manutenção da Emdec e reeducandos do programa que estimula a reinserção social de sentenciados do sistema prisional. As plantas e adubos foram doados pela Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas S.A.).


“É um ‘respiro’ do verde onde havia apenas asfalto e concreto. Além de proporcionar conforto térmico, o jardim tem a função de absorver a água pluvial”, explica a coordenadora da área de Inovação em Urbanismo e Mobilidade da Emdec, Michelle da Silveira Rosa. “É a natureza ocupando novamente seu espaço na cidade. A ampliação de áreas verdes também contribui para a saúde mental das pessoas”, completou.


Em uma etapa posterior, este local receberá o primeiro jardim de chuva de Campinas, uma Solução Baseada na Natureza (SBN’s), que amplia as áreas verdes e reduz os impactos das chuvas, por meio da drenagem natural da água. Neste caso, a função será o escoamento das águas pluviais e a prevenção de alagamentos. 
 

O que é o Revivacidade?  

O programa promove a segurança dos pedestres, cria espaços de convivência e favorece a integração da comunidade, além de estimular a redução da velocidade. No ano passado, a ação rendeu o 1º lugar no Prêmio Parque da Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativa em favor da mobilidade ativa”.

Entre as intervenções realizadas estão a ampliação dos passeios, adequação das faixas de rolamento, redução dos raios de curva nas esquinas, instalação de balizadores, implantação de chicana (sinuosidade na via) e redução da velocidade máxima permitida. 


A região da rua Delphino Cintra foi escolhida para receber o projeto por registrar, antes da implantação, velocidade excessiva, conflito entre pedestres e veículos, recorrência de conversões irregulares e desrespeito à sinalização viária.   


Alinhado aos conceitos de traffic calming (tráfego calmo), sistemas e desenhos seguros, visão zero e gestão da velocidade, o Revivacidade, na Delphino Cintra, foi elaborado pela Emdec e contou com o apoio técnico da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e do WRI Brasil. O conceito de urbanismo tático se refere a soluções temporárias, de baixo custo e de rápida implementação que melhoram desenho de uma rua ou espaço público.  


Para saber mais sobre o Programa Revivacidade, acesse 
www.emdec.com.br/revivacidade.  

Autor: Ângela Silva Última alteração em 14 de Abril de 2024 às 10:53