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Operação do BRT Ouro Verde completa um ano e linha BRT10 alcança 13,3 mil usuários



A operação do Corredor BRT Ouro Verde completa um ano no domingo, 31 de março. Nesta data, em 2023, a população do Ouro Verde passou a contar com a BRT10 para acessar o Centro, a segunda linha com características BRT a entrar em operação em Campinas. Atualmente, segundo estimativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), cerca de 13,3 mil passageiros utilizam a BRT10 diariamente, em dias úteis. 


Sua operação ocorreu quatro meses após a ativação do Corredor Campo Grande, que recebeu a linha BRT20 em novembro de 2022. Inicialmente, eram três terminais e seis estações atendidas, em dias úteis e horários de pico. A abrangência foi sendo ampliada gradativamente e atualmente são cinco terminais (Ouro Verde, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado), e seis estações atendidas (Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge).


Em maio de 2023, a BRT10 passou a operar também no contrafluxo (ida e volta); e em junho, ampliou o atendimento para o dia todo, com opções de horários entre os picos. Outro ajuste importante foi feito em dezembro, quando a linha passou a atender ao Terminal Mercado e começou a circular também no Corredor Central (Rótula).


Eram 26 viagens realizadas no início da operação e agora são 81, em dias úteis, nos dois sentidos de circulação. Os intervalos foram reduzidos, gradativamente, de 18 minutos, com frota de quatro veículos; para os atuais 10 minutos nos horários de pico, em dias úteis, com nove ônibus circulando.


Em janeiro de 2024, outras duas linhas se juntaram à BRT10 – BRT11 (Vida Nova) e BRT12 (Campos Elíseos). Ao todo, são cerca de 32,7 mil passageiros utilizando as três linhas do BRT Ouro Verde, em dias úteis. Na mesma época, o Terminal BRT Campos Elíseos, que conta com 13 mil metros quadrados, foi entregue à população, com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc. Também foram criadas oito linhas alimentadoras, que promovem a integração gratuita com as linhas BRT a partir do Terminal Campos Elíseos: 129, 144, 155, 156, 165, 166, 167 e 406.


“Toda a operação das linhas BRT foi pensada de modo a causa o menor impacto possível no dia a dia dos usuários. Mantivemos a circulação das linhas convencionais e incluímos o atendimento ao Corredor Central. No Ouro Verde, o desafio foi ainda maior, pois há trechos com obras em andamento. Seguimos ajustando as linhas gradualmente, sempre com foco na ampliação da qualidade do serviço prestado”, relembrou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
 

“Experimenta o BRT” levou informações aos usuários

Para que os usuários ficassem por dentro de todas as informações sobre a operação dos corredores Campo Grande e Ouro Verde, a Emdec realizou a Campanha “Experimenta o BRT”, que incluiu reuniões presenciais nos bairros e encontro virtual, publicações em redes sociais, abordagens educativas e distribuição de folhetos informativos.

 

Operação plena depende da conclusão das obras

Para que as linhas BRT possam operar plenamente o Corredor Ouro Verde, a Administração trabalha na conclusão das obras dos trechos 2 e 3. O consórcio BRT Campinas chegou a ser multado em R$ 10 milhões por não realizar 11% das obras do Corredor Ouro Verde. Foi necessário relicitar, em abril de 2023, a execução das obras, incluindo três estações e os terminais Ouro Verde e Vida Nova, o que postergou a conclusão do BRT campineiro e, consequentemente, a sua plena operação.

 

BRT Campo Grande

A linha BRT Campo Grande (BRT20) foi a primeira com características BRT a entrar em operação em Campinas, em novembro de 2022. Em outubro de 2023, a operação do BRT Campo Grande foi ampliada. Foram criadas três novas linhas – as semiexpressas BRT21 e BRT26 e a paradora BRT25. Todas as informações sobre a operação do BRT podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.

Autor: Ângela Silva Última alteração em 30 de Março de 2024 às 13:06