Notícias

ver todas
Arte contra o vandalismo: Estações BRS ganham grafitagem

Três estações do corredor Campo Grande ganharam cara nova. Com grafites inspirados em temas relacionados à mobilidade urbana, as estações BRS Concórdia, Santa Clara e Maracanã receberam, entre os dias 16 e 19 de março, os traços coloridos dos artistas Cabelin (Hélio Domingues da Luz) e Kranium (Leandro Ferreira dos Santos). O projeto piloto da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) visa ocupar as estações com as artes urbanas para inibir e combater o vandalismo, além de oferecer um espaço mais agradável a quem embarca e desembarca nos locais.

A grafitagem foi realizada em ambos os sentidos das três estações, que foram as últimas infraestruturas do Corredor BRT Campo Grande a entrarem em operação, no dia 19 de janeiro. Neste mesmo dia, foi registrado um caso de vandalismo: a estação Maracanã amanheceu pichada, no sentido Centro-bairro.

“A ocupação das estruturas com o grafite é, também, uma forma de manutenção preventiva. Estamos preservando um equipamento essencial ao usuário do transporte público. E convidamos a população a defender estes espaços, mantendo este cuidado”, explica Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

Em 2023, a Emdec registrou 73 ocorrências de estações BRT vandalizadas, gerando um prejuízo de mais de R$ 200 mil, gastos pela Emdec com a manutenção das estruturas.

Grafitagem também marcou Mês das Mulheres na Emdec

Enaltecendo a ocupação de diversos espaços pelas mulheres e tendo como exemplo as agentes da mobilidade urbana, um painel foi grafitado pelos artistas Cabelin e Kranium na sede da Emdec, na Vila Industrial, nos dias 9 e 10 de março. Para a ilustração, que também celebra os 30 anos da Emdec, Cabelin se inspirou na agente da mobilidade urbana Edna Aparecida dos Santos, que atua em ações educativas.

Ex-estagiário da Emdec, nos anos de 2009 e 2010, Cabelin, que também é professor de artes, conta que a passagem pela empresa o ajudou a enxergar a possibilidade de aliar a arte à mobilidade urbana, sobretudo com o grafite, que dialoga com as pessoas que estão em movimento pelas vias públicas.

Em janeiro, a dupla de artistas também levou essa perspectiva à Minicidade da Emdec, espaço educativo que promove a experiência de circulação pela cidade a crianças de 5 a 11 anos, na sede da Emdec. Diversos grafites que tocam em temas como como inclusão, acessibilidade, diversidade, cidadania e valorização do transporte público podem ser conferidos no local, em visitas previamente agendadas pelo aplicativo “Emdec” (botão “Visita Educativa”) ou pelo site (www.emdec.com.br).
 
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 20 de Março de 2024 às 14:17