Notícias

ver todas
Emdec leva ação contra assédio ao Terminal Central

Para combater o assédio no transporte público, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) inicia, na manhã desta terça-feira, dia 19 de março, uma ação de conscientização e estímulo a denúncias. As abordagens acontecerão das 7h às 9h, no Terminal Central, e se repetirão na quarta-feira, dia 20, e nas próximas terça e quarta, 26 e 27 de março, sempre no mesmo horário.

Durante a atividade, usuários dos ônibus, sobretudo mulheres, serão abordados e apresentados ao “Botão de Emergência na Luta Contra o Assédio”, o “Bela”, que está disponível no aplicativo “Emdec”. A ferramenta foi criada para que vítimas ou pessoas que presenciem situações de assédio no ônibus enviem denúncias, permitindo que a Guarda Municipal rastreie e aborde o veículo.

Folhetos explicativos serão distribuídos e dúvidas sobre o uso do “Bela” poderão ser sanadas. A ação de estímulo a denúncias integra a programação da Emdec para o Mês das Mulheres, março, que conta com diversas atividades internas e externas.

Entre elas, outras iniciativas também miram a divulgação da ferramenta para diferentes públicos. Um folheto foi criado para motoristas de ônibus e será distribuído às empresas que operam o transporte público, para reforçar informações sobre o funcionamento do “Bela” e a “Lei da Parada Segura” (nº 8.310, de 17 de março de 1995), que permite a parada fora dos pontos de ônibus após as 22h, por questões de segurança.

O botão de emergência também será difundido em 1 mil adesivos, que serão afixados nos ônibus, em parceria da Emdec com a Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp). Em suas redes sociais, a Emdec também divulgou a ferramenta de combate ao assédio.

Outras ações educativas acontecem durante a semana

A Emdec também levará outras atividades a escolas e ruas de Campinas nos próximos dias.

Na manhã desta segunda-feira, 18 de março, alunos do Colégio Objetivo, no Centro, receberam minipalestras do programa “A gente aprende. Agente ensina”, conduzidas por agentes da mobilidade urbana e com foco em comportamentos seguros no trânsito. Já o universo lúdico do “Teatro de Fantoches” irá envolver as crianças da Escola Criativa, no Jardim Madalena, para aprenderem, desde cedo, sobre segurança no trânsito. A ação acontece na quinta-feira, dia 21.

Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), alunos de Medicina participam do P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth - Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), nesta segunda-feira, dia 18. O projeto inclui palestras sobre os perigos da combinação de álcool e direção, diálogo com vítimas de sinistros de trânsito e uma visita ao Hospital de Clínicas (HC) da instituição. A iniciativa é realizada pelo HC em parceria com a Emdec. Na terça-feira, dia 19, será a vez de estudantes de Ensino Médio da Escola Estadual Adalberto Prado e Silva passarem pela experiência.

E o segundo ponto mais crítico do trânsito de Campinas, em termos de sinistralidade (acidentalidade), terá ação nesta sexta-feira, dia 22. O cruzamento da avenida John Boyd Dunlop com a av. Mário Scolari e a rua Josepha Julia Doval de Oliveira receberá a equipe de Educação da Emdec das 7h às 9h, em abordagem educativa voltada a condutores de veículos e pedestres. Durante a atividade, são abordados comportamentos seguros no trânsito e os participantes são informados sobre o alto índice de sinistralidade no local.


Autor: Danielle Cristine Última alteração em 18 de Março de 2024 às 13:57