Notícias

ver todas
Emdec faz operação de trânsito para corrida Panobianco em prol da Apae no domingo (17/3)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza operação especial de trânsito e transporte sinalizando e orientando a circulação de veículos e pedestres para garantir a segurança durante a corrida Panobianco. O evento será no próximo domingo, 17 de março. Com largada única às 7h30, a organização prevê cerca de 1.700 participantes para os trajetos de 6 km e 10 km.

O esquema especial da Emdec tem início na madrugada do domingo (17/3) executando as reservas de vagas para coibir estacionamento e garantir a fluidez do trânsito durante as provas. Às 4h, a rua Vital Brasil (pista interna) será bloqueada entre a rua Arlindo Carpino e o balão do antigo Amarelinho. Haverá a sinalização dos demais pontos que terão bloqueios viários. Doze faixas informativas estão implantadas nas vias com bloqueios totais – que acontecerão para garantir a passagem dos atletas – ou compartilhadas. 

A partir das 6h os agentes da Emdec já estarão a postos para acompanhar o início da concentração dos participantes. Às 6h30 os operadores já aguardarão o início da prova nos pontos de bloqueio, apoio e acompanhamento da prova. A maior parte do trajeto criado para as provas e caminhada são normalmente bloqueados aos domingos, no âmbito da operação Lagoa.

Trajetos
Tanto o trajeto de 6k como o de 10k têm a concentração, saída e chegada na praça Arautos da Paz. No caso do 6k (corrida e caminhada), a partir da Arautos da Paz os participantes seguem pela avenida Dr. Heitor Penteado (pista interna), ruas Arlindo Carpino e Vital Brasil (contrafluxo), retornando no balão do antigo Amarelinho para a rua Vital Brasil e chegando ao ponto de saída. 

Os participantes da corrida 10k têm a mesma direção inicial, mas a partir da rua Arlindo Carpino seguirão pelas ruas Maurílio Augusto Vilas Bôas, Porangaba, Pompéia, onde há o acesso para as ruas Cônego Pedro Bonhomme (contrafluxo), Eduardo Nogueira (contrafluxo), Professor Alexandre Chiarini (contrafluxo) e Engenheiro José Francisco Bento Homem de Mello (contrafluxo). Neste ponto há um retorno sobre o canteiro em frente ao Condomínio Residencial Campos Verdes, para a José Francisco Bento Homem de Mello (onde os atletas se mantêm no contrafluxo), e da mesma forma compartilhada nas ruas Professor Alexandre Chiarini (contrafluxo), Eduardo Nogueira (contrafluxo), Cônego Pedro Bonhomme (contrafluxo) havendo novo retorno na altura da rua Maria Augusta Carvalho Reis que seguirá pelas rua Cônego Pedro Bonhomme (contrafluxo) até o acesso à rua Pompéia. A partir daí, rumo ao final da prova, os competidores seguirão pelas ruas Pompéia, Porangaba, José de Oliveira Santos, Vital Brasil (contrafluxo), retornando no balão do antigo Amarelinho para a rua Vital Brasil (contrafluxo) para chegarem no mesmo local da largada.

Operação
Serão 23 pontos com operações de controle do tráfego e bloqueios durante a prova, no período das 6h30 até o final do evento em torno das 11h30. Destes, os 10 pontos com bloqueios totais ou já fazem parte da operação Lagoa ou só funcionarão durante a passagem dos atletas. São eles:

- Avenida Dr. Heitor Penteado (pista interna), entre a rua Vital Brasil e balão do 4ºDP. O bloqueio total faz parte da operação Lagoa. Ficará ativo para passagem dos participantes da caminhada e dos atletas das corridas de 6 e 10k.
- Avenida Dr. Heitor Penteado, entre balão do 4º DP e rua Arlindo Carpino (6 e 10k).
- Rua Arlindo Carpino, entre avenida Dr. Heitor Penteado e rua Vital Brasil (6 e 10k).
- Rua Maurilio Augusto Villas Boas, entre ruas Vital Brasil e Porangaba (10k).
- Rua Porangaba e rua Pompéia, entre a rua José de Oliveira Santos e acesso da rua Eduardo Nogueira (10k).
- Rua Eduardo Nogueira (contrafluxo), entre o acesso da rua Pompeia e o acesso para a avenida Dr. Carlos Grimaldi e a rua Maria Augusta de Carvalho Reis – Neste trecho somente acesso local será permitido (10k).
- Rua Cônego Pedro Bonhomme (contrafluxo), entre a rua Maria Augusta de Carvalho e acesso da rua Eduardo Nogueira e Reis (10k). 
- Rua Pompéia e rua Porangaba, entre acesso das ruas Eduardo Nogueira e José de Oliveira Santos (10k).
- Rua José de Oliveira Santos, entre as ruas Porangaba e Vital Brasil (10k).
- Rua Vital Brasil (contrafluxo), entre rua José de Oliveira Santos e o antigo balão do Amarelinho (6 e 10k).

Os bloqueios serão operacionalizados por agentes da Mobilidade Urbana da Emdec, que vão monitorar o trânsito e orientar motoristas, ciclistas, pedestres e usuários do transporte público coletivo. Equipes semafóricas e operadores da Central de Monitoramento de Operações prestam apoio remoto ao evento.

Serão 26 profissionais da Emdec atuando na operação, entre agentes da Mobilidade Urbana em campo, técnicos semafóricos e operadores da Central.

A 1ª Corrida e Caminhada Panobianco acontece com o objetivo de arrecadar fundos e divulgar o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para a população.

Para tirar dúvidas sobre circulação ou em emergências no trânsito, a população conta com o Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118. O acesso pode ser feito pelo aplicativo que está disponível gratuitamente como “Emdec” nas versões Android e iOS (Google Play e App Store); pelo Chatbot Emdec, disponível na página inicial do site www.emdec.com.br. Todos os serviços ofertados pela Emdec podem ser tratados pela ferramenta. A população pode ser atendida pelo WhatsApp (19) 3731-2910, número usado também para ligações a partir de outra cidade ou localidade com DDD diferente.

Autor: Ernesto Guimarães Última alteração em 15 de Março de 2024 às 16:47