Notícias

ver todas
Vítimas e ambulância: Terminal Barão Geraldo tem simulado de sinistro

O cenário de emergência, com sirenes e vítimas em atendimento, assustou a costureira Ivanilde Caetano, que desembarcava no Terminal Barão Geraldo na manhã desta quarta-feira, dia 13 de março. “Levei um susto. Pensei: um acidente dentro do terminal, é complicado. Mas, depois que descobri o que era, achei bem interessante”, contou, aliviada, sobre o simulado com múltiplas vítimas realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com a parceria da escola técnica profissionalizante Data Way, a 10SegRemoções Emergências Médicas e a VB Transportes.

Atraindo a curiosidade dos usuários do transporte público, a ação simulou um sinistro (acidente) envolvendo um ônibus, cujo motorista teria sofrido um mal súbito. Com maquiagem e atuação para tornar o cenário mais realista, os estudantes da escola técnica representaram as vítimas que estavam dentro do ônibus e, também, uma pessoa atropelada.

“O simulado é um momento importante de treinamento prático, tanto para os alunos de Enfermagem, quanto para os agentes e os motoristas presentes. E, também, tem a questão da conscientização junto à população, pois, em caso de um sinistro, todos têm o seu papel e podem contribuir”, explicou Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec.

Ela conta que o objetivo é levar o simulado a mais terminais, ao longo do ano. Em outubro de 2023, a iniciativa foi realizada no terminal Ouro Verde.

Natália Rúbia Mariano, coordenadora do curso de Enfermagem da Data Way, ressaltou que a ação é relevante para o preparo dos estudantes. “Para os alunos é uma experiência única. A gente passar em sala de aula é uma coisa, vivenciar isso é outra. A adrenalina, a preocupação, o nervosismo, tudo é muito rico para eles”, conta. “Além de conseguirmos capacitar os agentes de trânsito, que serão os primeiros a chegar nos sinistros. Eles que vão fazer toda a parte de organização e o primeiro atendimento, até a chegada dos socorristas”.
 
 







Autor: Danielle Cristine Última alteração em 13 de Março de 2024 às 13:30