Notícias

ver todas
Reuniões apresentam detalhes da nova operação do BRT à população



Realizado entre os dias 16 e 19 de janeiro, o ciclo de reuniões presenciais da Campanha “Experimenta o BRT – Etapa Ouro Verde” reuniu 87 pessoas nos bairros Jardim Novo Campos Elíseos, Vila União e Vida Nova. Os encontros promovidos pela 
Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) apresentaram para a população a nova etapa da operação do BRT Ouro Verde. A partir de sexta-feira, 26 de janeiro, as novas linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central) se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde; e o Terminal BRT Campos Elíseos entra em operação. 

Receberam as reuniões Escola Estadual “Professor Doutor Norberto de Souza Pinto” (17/01), o Parque Ecológico Luciano do Valle (18/01) e o Centro de Integração da Cidadania – CIC (19/01). Entre os assuntos mais demandados pelos participantes estavam a operação das linhas alimentadoras, as diferenças entre a operação das linhas BRT11 (via Amoreiras) e BRT12 (via Perimetral), como funciona o monitoramento de segurança nas estações e informações gerais sobre as vantagens do sistema BRT como um todo.  

Já o encontro virtual, realizado no dia 16 de janeiro, transmitido pelo canal da Emdec no Youtube, alcançou uma média de 43 espectadores simultâneos, com pico de 51 espectadores. A transmissão foi gravada e pode ser acessada no endereço youtube.com/emdecoficial. Até o momento, a versão gravada alcançou 385 visualizações.  

Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, equipes da Emdec farão abordagens educativas nos horários de pico em dias úteis e aos sábados, pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.  

 

A nova operação foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi e pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, no último dia 16. Os usuários terão opções de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12); com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras. 

Conheça as novas linhas 

A linha paradora BRT11 terá seis veículos na frota, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia). Em dias úteis, terá partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h20 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 20 minutos nos picos.  

 

Também paradora, a BRT12 terá seis veículos na frota, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central. Em dias úteis, terá partidas entre 4h40 e 23h40 (Terminal Campos Elíseos) e entre 5h05 e 0h05 (Terminal Mercado), com intervalos de 10 minutos nos picos.  

 

Alimentadoras 

Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras. O início da operação das alimentadoras juntamente com as linhas BRT foi uma decisão estratégica adotada pela Emdec após a experiência no Campo Grande. Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT; e terão um veículo na frota. 

Confira quais linhas convencionais terão alimentadoras com trajetos equivalentes até o Terminal Campos Elíseos; e os horários de operação:

Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.  

 

As radiais 153, 154, 162, 163 e 164, que também circulam no eixo Ouro Verde, não atenderão ao Terminal Campos Elíseos e mantêm o percurso atual pela avenida Mirandópolis. 

 

Terminal Campos Elíseos  

O Terminal Campos Elíseos com 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc. 

Além do terminal, entram em operação, pela primeira vez, as estações Marajó do Ouro Verde e do Corredor Perimetral (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan). 

Todos os detalhes sobre a operação dos Corredores BRT podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.
Autor: Ângela Silva Última alteração em 22 de Janeiro de 2024 às 17:48