Notícias

ver todas
Simulação com vítimas no Terminal Ouro Verde desperta curiosidade da população

Sirene tocando, enquanto era realizado atendimento de emergência a pessoas com convulsões ou em reanimação, e até uma gestante ferida, em trabalho de parto. O cenário de alerta chamou a atenção de quem passou pelo Terminal Ouro Verde na manhã desta terça-feira, dia 3 de outubro, quando foi realizado um simulado com múltiplas vítimas, envolvendo um ônibus. A ação foi promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com a escola técnica profissionalizante Dataway e a VB Transportes, e encerrou as atividades da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023, que realizou diversas atividades para a promoção da educação para o trânsito.
 
“Este evento traz a prevenção ao sinistro (acidente) e o treinamento, pois aqui estamos capacitando os motoristas de ônibus, para saberem como agir diante de uma situação como esta; os agentes da mobilidade urbana, para cuidarem de todas as questões que envolvem um sinistro; e também os alunos do curso técnico de Enfermagem, com a oportunidade de trazerem para a prática o que aprendem na sala de aula”, salientou Débora Damasco, gerente da Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec.
 
A cabeleireira Marisa Prado voltava com a mãe do Hospital Ouro Verde e se surpreendeu com a atividade, que simulou um sinistro ocasionado por um mal súbito sofrido por motorista do transporte público, causando a colisão de um ônibus com passageiros. “Entrando no terminal para pegar o ônibus para casa, me deparei com a situação de simulação. Até então, achava que era tudo real”, contou. “Achei muito bom e importante. Nós precisamos de gente valente, que aprenda, para ajudar nesses casos”.
 
Durante a ação, a população também foi orientada sobre como agir diante de situações de emergência, com a distribuição de folder com informações sobre primeiros socorros e atitudes seguras no trânsito e no transporte público.
 
Esta foi a primeira experiência dos estudantes do curso técnico de Enfermagem da Dataway em um simulado fora da sala de aula. Para Natalia Rubia Mariano, coordenadora do curso, a ação foi desafiadora e intensa, e preparou os alunos para situações que eles viverão no dia a dia. “Além de capacitarmos a equipe da Emdec, porque quem chega primeiro no cenário é a Emdec. No simulado, tivemos uma vítima que teve uma parada dentro do ônibus. O pessoal da Emdec chegou, identificou a parada e iniciou a RCP (ressuscitação cardiopulmonar) até o socorro chegar. Se não houvesse a presença deles, seria um momento que o paciente estaria sem oxigênio, e isso levaria a danos para ele”, destacou.
 
Motorista de ônibus há 22 anos, Erandir Pereira da Silva participou pela primeira vez de um simulado com vítimas. “É fundamental para a gente ter mais conhecimento”, disse. “Quando acontece um caso assim, precisamos manter a calma e verificar quem está ferido, para chamar o SAMU. Em seguida, vem o pessoal da Emdec para ajudar na sinalização, e a gente dar mais atenção aos passageiros, o que é fundamental. A segurança deles em primeiro lugar”, finalizou o profissional.
 
Sobre a Semob 2023
 
A 2ª Semana da Mobilidade Urbana de Campinas (Semob) foi iniciada no dia 15 de setembro, e contou com mais de 20 eventos, que visaram cultivar a cultura de segurança viária em Campinas, para reduzir a ocorrência de sinistros e salvar vidas. Entre as ações realizadas, estão o lançamento da Campanha #Desacelera; blitze educativas voltadas para pedestres e motociclistas; passeio ciclístico; treinamento para forças de segurança sobre alcoolemia; e orientações sobre segurança no trânsito em instituições de ensino. A programação também contou com a abertura da consulta pública do Plano de Segurança Viária de Campinas, que norteará as políticas públicas de mobilidade urbana, tendo como objetivo central a redução dos óbitos e lesões no trânsito. Mais informações sobre a Semob estão disponíveis no hotsite www.emdec.com.br/semob.
 
Criada pela Lei Municipal nº 11.387/2002, a Semana Municipal do Trânsito (Semutran) foi substituída pela Semana da Mobilidade Urbana (Semob), a partir da Lei Municipal nº 16.336/2022. A iniciativa promove anualmente ações de educação para a mobilidade, contemplando atividades previstas para a Semana Nacional do Trânsito, conforme o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
A programação contou com a parceria da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Viária Global (BIGRS); as secretarias municipais de Comunicação, Cultura, Esportes e Lazer e Saúde; o Comitê Vida no Trânsito; as concessionárias CCR AutoBan, AB Colinas e Rota das Bandeiras; a Rede Mário Gatti; Hospital das Clínicas da Unicamp; Corpo de Bombeiros; o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 10SegRemoções; as Polícias Militar e Rodoviária; a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas); o Cicloativo; a Sanasa; além da EPTV e Rappi.
 
 
 
 
 
 
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 03 de Outubro de 2023 às 13:14