Notícias

ver todas
Cerca de 500 pessoas são orientadas em ponto crítico de acidentalidade

Cerca de 500 pessoas, entre pedestres, motociclistas, motoristas e usuários do transporte público, receberam orientações sobre comportamentos seguros no trânsito em ação da Campanha #Desacelera – Não ultrapasse o limite da vida, realizada nesta segunda-feira, 18 de setembro, no contexto da Semana da Mobilidade Urbana (Semob) 2023. 

As abordagens promovidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ocorreram no cruzamento das avenidas Moraes Salles e Francisco Glicério, no Centro, 15º colocado no ranking dos 50 pontos críticos de acidentalidade de Campinas, mapeados para nortear ações em prol da segurança viária. 

De acordo com dados de acidentalidade acumulados de 2018 a julho de 2023, o cruzamento registrou um total de 47 sinistros (acidentes), sendo 27 ocorrências sem vítima, 12 com vítimas não fatais e oito atropelamentos. 

Educadores e agentes da mobilidade urbana transmitiram orientações de segurança, que buscam prevenir sinistros (acidentes) e salvar vidas no trânsito. Também foram entregues materiais informativos da Campanha #Desacelera, que enfatizam o respeito aos limites de velocidade e à sinalização, o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança e a importância de evitar os pontos cegos.  

Ruy Rodriguez recebe blitz para motociclistas nesta terça (19/09) 

A Semob 2023 tem a primeira blitz educativa com distribuição de antenas corta-pipa para motociclistas nesta terça-feira (19/09). Será na avenida Ruy Rodriguez, a partir das 11h, anterior ao hipermercado Atacadão, no sentido Centro. A ação envolve a Emdec e a concessionária AB Colinas. 

 

Campanha #Desacelera  

A #Desacelera tem como principal público-alvo os motociclistas e a conscientização sobre o respeito aos limites de velocidade. No primeiro semestre de 2023, 11 motociclistas ou garupas perderam a vida em sinistros de trânsito em vias urbanas; foram 27 em vias urbanas e rodovias. Ao longo de 2022, de 152 mortos no trânsito, 71 eram motociclistas.  

A educação para mobilidade é um dos pilares da Campanha #Desacelera, lançada pela Emdec no último dia 15 de setembro. Ela também é composta por ações de comunicação e fiscalização. Além das abordagens presenciais, mensagens de conscientização serão disseminadas para a população por meio de banners, painéis, outdoors, faixas e cartazes em ônibus e inserções nos relógios da Setec.   


Semob 2023   

As ações da Semana de Mobilidade Urbana de Campinas seguem até o início de outubro.  A população e equipes técnicas serão mobilizadas em mais de 15 eventos, que tocam em diversos aspectos da prevenção, como educação, fiscalização e políticas públicas.  

A Semob contempla diversas ações de Educação para a Mobilidade, conforme prevê o Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O objetivo é sensibilizar e mobilizar diversos setores da sociedade, sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária, com foco na preservação de vidas no trânsito. A programação completa pode ser consultada no hotsite www.emdec.com.br/semob

Autor: Ângela Silva Última alteração em 18 de Setembro de 2023 às 15:34