Notícias

ver todas
Emdec entrega tags que acionam semáforos sonoros em 23 cruzamentos de Campinas

 
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou a entrega de 31 tags individuais usadas para acionar os 23 semáforos sonoros implantados em Campinas. A ocasião, com a presença presidente da Emdec, Vinicius Riverete, marcou a colocação em funcionamento de mais sete cruzamentos com os equipamentos. O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29 de junho, no Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT).

Também estavam presentes a Secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; Valter Carlos Fernandes e Carlos Alberto Angeline representando o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores e Rosana Sanches Lara Coordenadora e Assistente social do ICCT. Pela Emdec ainda estiveram presentes o diretor de Operações Luís Carlos Sardinha e membros da equipe da Divisão responsável pela implantação e manutenção de sinalizações da Emdec.

Vinicius Riverete agradeceu o empenho de todos os presentes para que o projeto dos cruzamentos com semáforos sonoros fosse adiante. “Ressalto o empenho do prefeito Dário Saad que, desde o início da nossa gestão na Emdec solicitou para que a gente tornasse nossa cidade cada vez mais acessível para todos”, disse. Em seguida anunciou “vamos instalar os pisos podotátil e direcional em todos os terminais do transporte público de Campinas”, e acrescentou “vamos também bater uma meta de 30 semáforos sonoros e queremos ampliar cada vez mais.”

Destacou que a Emdec tem vocação para o incentivo a iniciativas inovadoras. “Elas despertam interesse, são motivos para outras ideias semelhantes, em outros lugares. Aconteceu com os semáforos. Uma equipe da prefeitura de São Carlos veio conhecer a tecnologia da Emdec com interesse de levar nosso modelo para lá”. Ele se referia ao grupo da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos que veio a Campinas, no início do mês de junho, para ver os semáforos sonoros em funcionamento.

Os 31 chaveiros eletrônicos (tags) foram entregues para pessoas previamente cadastradas e selecionadas através da parceria da Emdec com a secretaria de Assistência Social, ICCT com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. São usuários habituais do transporte público e circulam, frequentemente, nas regiões contempladas.
 
 
  


Dentre os selecionados um casal ficou especialmente feliz ao receberem suas tags: Daniele Penha Côndito dos Santos e Roberto Crude Moreira (foto). Daniele disse, na saída do evento, que "como tenho baixa visão, eu não identifico os postes com os botões para apertar para começar apitar o sinal. Com a tag eu sei que estou chegando próximo do sinaleiro, eu só aperto o botão da tag e já sei que estou segura e já posso atravessar" e completou: "Agora fica bem mais fácil andar no centro da cidade, melhora muito”. Roberto, namorado de Daniele, também recebeu uma tag. O casal se sente mais seguro agora, "um vai ajudar o outro", disse. Vamos ter "mais liberdade, autonomia e segurança pra gente nas travessias". Na saída do evento o casal foi embora utilizando as tags recebidas acionando o semáforo sonoro que fica em frente ao Instituto dos Cegos.
 
Veja a relação dos 7 cruzamentos contemplados recentemente com os semáforos sonoros: 
Avenida Dr. Moraes Sales x Rua Irmã Serafina 
Avenida Andrade Neves x Avenida Benjamin Constant
Avenida Andrade Neves x Rua Dr. Sebastião de Souza
Avenida Orosimbo Maia x Rua Delfino Cintra
Avenida Orosimbo Maia x Avenida Francisco Glicério
Avenida Benjamin Constant x Travessia Terminal Mercado
Avenida Benjamin Constant x Rua Dr. Ernesto Khulmann
 
Funcionamento
Uma das vantagens do semáforo sonoro por detecção de presença, além de seu baixo custo, é sua estrutura. Os dispositivos são instalados no interior de caixas e fixadas na parte superior das colunas semafóricas o que inibe o vandalismo. 
 
Os dispositivos contam com sinal bluetooth e detectam a presença do usuário portador das tags, na medida em que se aproximam dos semáforos com a tecnologia instalada. Cada tag tem um código único, previamente cadastrado. Quando as tags são aproximadas e com o cadastro identificado, o modo sonoro é ativado automaticamente, sem a necessidade de acionamento físico de botoeira. O sinal sonoro indica que a pessoa com deficiência visual possa iniciar a travessia. O alerta fica mais intenso na medida que o tempo de travessia vai acabando. 
 
Histórico 
Inicialmente os semáforos sonoros foram instalados em 10 cruzamentos da avenida Francisco Glicério. Desde o cruzamento com a Barreto Leme até o com a rua Cônego Cipião. E dispositivos também instalado nas esquinas com Benjamin Constant, Bernardino de Campos, General Osório, Dr. Campos Sales, Treze de Maio, Conceição, Ferreira Penteado e Dr. Moraes Salles. 
 
Outros dispositivos foram instalados nos cruzamentos da avenida Anchieta com as vias Benjamin Constant e Barreto Leme. Os pontos situam-se no entorno do Paço Municipal, tornando mais seguro o acesso à Prefeitura.
 
Em outros três locais, os semáforos sonoros com detecção de presença foram instalados próximos às instituições parceiras no projeto como o Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores (ICCT), o Centro Cultural Louis Braille e o Instituto CPFL. 
 
 
Autor: Ernesto Guimarães Última alteração em 29 de Junho de 2023 às 19:10