Notícias

ver todas
Maio Amarelo leva orientações de segurança no trânsito a motociclistas


Valdir de Assis, Vinicius Riverete, Fernando de Caires e Tayara Calina


As ações educativas realizadas nesta terça-feira (17/05) no Maio Amarelo Campinas 2022, movimento pela preservação da vida no trânsito, foram voltadas aos motociclistas, segmento que representou, em 2021, quase a metade das vítimas fatais de acidentes no município (69 de 151 mortes). 

Pela manhã, o “Anjos de Capacete” conscientizou 15 motociclistas na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Trata-se de um projeto do iFood que capacita entregadores em trânsito seguro e primeiros socorros, articulado com órgãos públicos, no caso a Emdec e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

À tarde, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) recebeu uma blitz educativa, com orientações de segurança levadas por educadores da Emdec. Também integraram a ação a Guarda Municipal (GM); Liga do Trauma, ligada à disciplina Cirurgia do Trauma da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e a concessionária AB Colinas. 

Na abertura do “Anjos de Capacete”, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, lembrou da implantação de áreas de acomodação para motos em importantes cruzamentos da cidade. O objetivo da sinalização foi reduzir conflitos na espera e abertura dos semáforos, tornando as motos mais visíveis e as travessias melhor protegidas. 

Riverete destacou que a Emdec está aberta às demandas dos motofretistas: “Sempre que tiverem ideias ou sugestões de melhorias, como mudanças na geometria da via [desenho, infraestrutura] e sinalização, estaremos à disposição. Sozinhos, não conseguiremos fazer. É um esforço da sociedade com o poder público”.

Já o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, comentou sobre os novos conceitos presentes nas políticas de mobilidade, como Visão Zero e Sistemas Seguros, que têm a perspectiva de zerar as mortes e lesões no trânsito.  

 

Caires também valorizou o diálogo da Administração municipal com a população: “A andorinha é símbolo de Campinas, e uma só não faz verão. Os trabalhos envolvem tanto quem está na moto como quem dirige carros – daí o treinamento dos motoristas de ônibus sobre ponto cego, por exemplo. São diversos parceiros. Uma só pessoa ou entidade não consegue mudar o cenário”.
 


Valdir de Assis, coordenador do Núcleo de Educação do Samu, elogiou as intervenções viárias que vêm sendo implantadas no município, consideradas por ele “pequenas grandes obras” e soluções, como o sistema semafórico que dá preferência às ambulâncias no cruzamento Via Expressa Waldemar Paschoal x Avenida Marechal Carmona. 
 

 

“Isto tem um impacto muito grande para reduzir a epidemia de mortes que vivemos no trânsito da cidade”, observou Assis, que também falou da necessidade das ações educativas. 

 

A coordenadora de Políticas Públicas do iFood, Tayara Calina, exaltou a importância do evento: “Agradecemos aos nossos parceiros, que estão todos os dias nas ruas, e espero que as palestras ajudem a se cuidarem e auxiliarem o próximo”. 

O “Anjos de Capacete” foi mediado por Roberta Mantovani, gerente da Divisão de Educação para Mobilidade Urbana da Emdec, que trouxe à tona, em sua fala, um dos princípios da Visão Zero: “Nenhuma morte no trânsito é aceitável”. 


 
Óculos que simulam embriaguez e capacitação em primeiros socorros


Palestras

A Divisão de Desenvolvimento Institucional da Emdec realizou palestra sobre segurança viária para motociclistas, ministrada pelo analista de Educação Wagner Trindade de Oliveira Jatobá e pelo agente da Mobilidade Urbana Luís Carlos Mechi.

Pelo Samu, palestraram os enfermeiros de motolância Pedro Henrique Antunes e Clair Luciano Nogueira, que trabalharam tópicos de primeiros socorros.  

O “Anjos de Capacete” terá nova edição na Emdec nesta quinta-feira, 19/05, das 8h às 12h, com 15 motociclistas já inscritos. 

Blitz educativa

Na blitz da SMCC, 90 motociclistas receberam orientações e materiais (adesivos refletivos para capacete, antenas corta-pipa, informativos e lâmpadas traseiras para motos que estiverem necessitando). Também foi sorteado um capacete.  



Blitz educativa em frente à SMCC

Maio Amarelo Campinas 2022 

Acesse informações, a programação das atividades presenciais e materiais do Maio Amarelo Campinas 2022 em www.emdec.com.br/maioamarelo.

Última alteração em 17 de Maio de 2022 às 17:59