Notícias

ver todas
Vida Nova recebe audiência pública para definir o futuro do transporte público municipal


Da esquerda para a direita, Vinicius Riverete, Fernando de Caires e André Aranha Ribeiro

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) do Vida Nova recebeu nesta segunda-feira, 2 de maio, entre 10h30 e 12h30, a 4ª Audiência Pública da concessão do transporte público coletivo municipal. 

No evento, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresentaram a proposta do novo sistema de transporte coletivo, que também terá o serviço convencional concedido a empresas de ônibus, e responderam às questões da população.

São 11 audiências no total, em diversas regiões da cidade, entre os dias 28 de abril e 7 de maio, em que o poder público informa e recebe sugestões dos munícipes.


 


“A sociedade está se manifestando, trazendo ideias e conhecendo o que foi preparado para a nova licitação do transporte”, comentou, na abertura, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

O secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, também destacou a importância da participação popular no processo. “É um trabalho que estamos fazendo juntos para os próximos 15 anos. É muito importante que todos que tenham dúvidas e sugestões possam participar, seja presencialmente ou on-line, pelo endereço eletrônico www.emdec.com.br/novotransporte”, enfatizou. 

Riverete e Caires compuseram a mesa com o diretor de Planejamento e Projetos da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; o assessor de Planejamento e Projetos, André Aranha Ribeiro; e o representante da Fipe, Pedro Kassab. A abertura também teve a presença do vereador Rodrigo Luis de Barros Almeida, que representou a Câmara Municipal de Campinas. 

Cerca de 40 pessoas assinaram a lista de presença, incluindo representantes do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) – entre eles, o presidente, Ercindo Mariano Júnior –, pessoal da Câmara Municipal, transportadores, estudantes e munícipes em geral.


 
Na imagem à esquerda, da esquerda para a direita, Wilson Folgozi de Brito, Vinicius Riverete, Fernando de Caires, André Aranha Ribeiro, Pedro Kassab e Rodrigo Luis de Barros Almeida 


Temas da audiência
Na audiência do Vida Nova, Riverete, Caires, Folgozi, Aranha e Kassab detalharam o processo de participação popular; as etapas da licitação; a base legal; os dados socioeconômicos de Campinas; e o atual cenário do transporte coletivo. Na sequência, entraram em pauta objetivos, estratégias e características do novo sistema, como a cobrança da tarifa (bilhetagem).

Todas as premissas foram esclarecidas, como prazo da concessão; demanda dos passageiros; investimentos e indicadores de qualidade dos serviços; frota elétrica e a diesel; capacidade; fórmula de remuneração; reajuste da tarifa; lotes licitados; e a viabilidade econômica e financeira do sistema. 

Esta apresentação, que é realizada nas 11 audiências públicas, está disponível em www.emdec.com.br/novotransporte.

A 1ª Audiência Pública, de 28 de abril, no Paço Municipal, transmitida pela TV Câmara Campinas, também pode ser assistida na íntegra no hotsite, com explicações detalhadas, tela a tela. 

Participação popular
Em todas as audiências (veja a programação completa abaixo), os munícipes podem se informar e preencher um formulário impresso para apontar problemas e soluções. 

Esta participação também pode ser on-line, pelo formulário eletrônico disponível em www.emdec.com.br/novotransporte, entre 28 de abril e 7 de maio (até as 23h59). 

Todas as mensagens serão consideradas na definição do funcionamento do transporte público, com a concessão do serviço convencional às empresas de ônibus. 

“É assim que conseguimos mudar as coisas, participando conosco. Por isso, estamos dando abertura à participação da população. Temos muito a fazer e melhorar, e é nesta integração que conseguiremos resolver os problemas”, declarou Riverete, na audiência do Vida Nova. 

Próximas audiências
As próximas audiências públicas serão realizadas no Ouro Verde, Cidade Singer/Campo Belo, Campo Grande, Jardim Londres, Amarais, Barão Geraldo e Padre Anchieta. Veja a programação: 

02/05/2022 – 18h às 20h – Ouro Verde 
Faculdade Anhanguera (Rua Emília Stefanelli Ceregatti, 160)           

03/05/2022 – 18h às 20h – Cidade Singer / Campo Belo 
Igreja Missionária Água da Vida (Rua Davi Alves de Barros, s/nº)     

04/05/2022 – 10h às 12h – Campo Grande 
Ginásio do Parque Floresta (Rua Alzira Arten, s/nº) 

04/05/2022 – 18h às 20h – Jardim Londres 
Faculdade Anhanguera (R. José Rosolém, 171)           

05/05/2022 – 18h às 20h – Amarais 
SEST-SENAT (Avenida Comendador Aladino Selmi, 1.395)   

06/05/2022 – 18h às 20h – Barão Geraldo 
Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (Rua Benedito Alves Aranha, 226) 

07/05/2022 – 10h às 12h – Padre Anchieta 
Espaço Cultural Maria Monteiro (Rua Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº) 

Última alteração em 02 de Maio de 2022 às 19:26