Notícias

ver todas
Abordagens educativas orientam sobre uso correto das áreas de acomodação para motos

Desde o dia 20 de dezembro, a Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estão realizando uma série de abordagens educativas para orientar sobre o uso correto das áreas reservadas para motociclistas, sinalizadas em cruzamentos semaforizados. A ação prossegue até o próximo dia 23 e integra a Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza).

Implantada neste mês, a sinalização horizontal delimita uma área exclusiva de espera para motos nos semáforos, entre o espaço utilizado pelos demais veículos e a faixa de pedestres. O objetivo é proporcionar mais segurança para os motociclistas, minimizando a disputa por espaço com os automóveis.


Nesta semana, oito cruzamentos recebem as equipes da área de educação para mobilidade da Emdec, nos horários de entrepico da manhã e da tarde. Educadores e agentes da Mobilidade Urbana orientam os motoristas a não avançarem a área reservada para motos. 

Já os motociclistas recebem dicas sobre como utilizar o espaço com segurança para serem vistos pelos demais veículos. A importância do respeito à linha de retenção, aos semáforos e à faixa de travessia também é enfatizado.

Quatro pontos já receberam as abordagens, nas avenidas Ruy Rodriguez (Jardim Morumbi), Amoreiras (Cidade Jardim) e John Boyd Dunlop (Jardim Londres e Satélite Íris). 

Confira o cronograma das próximas ações educativas:

22/12 – 4ª feira
9h às 10h30 | Av. John Boyd Dunlop x R. Lúcio Esteves (Jardim Florence)
14h às 15h30 | Av. Francisco Glicério x R. General Osório (Centro)

23/12 – 5ª feira
9h às 10h30 | Av. Andrade Neves x Av. Benjamin Constant (Centro)
14h às 15h30 | Av. Andrade Neves x Av. Barão de Itapura (Centro)

Áreas de espera 
A sinalização de área reservada para motociclistas foi implantada em 10 cruzamentos semaforizados, no contexto da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza). São 27 áreas de espera no total, distribuídas na região central e no eixo das avenidas John Boyd Dunlop (JBD) e Amoreiras.

A Campanha 3Rs é intersetorial e coordenada pelas secretarias de Transportes, Saúde e Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; e pela Emdec. O movimento envolve, ainda, organizações e parceiros privados. 
O objetivo é conscientizar e mobilizar motociclistas para a construção de um trânsito mais seguro e harmonioso. Para saber mais, acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs). 
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 21 de Dezembro de 2021 às 18:03