Notícias

ver todas
Blitz educativa alerta motociclistas sobre prevenção de acidentes

Como evitar o ponto cego ao circular com motocicletas, pilotar com segurança e prestar os primeiros socorros após um acidente? As respostas a estas questões foram demonstradas, na prática, durante a primeira blitz educativa da Campanha 3Rs (Respeite, Repense, Reduza), realizada nesta sexta-feira (05/11), na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na antiga Administração Regional 2. Cerca de 350 motociclistas foram abordados. 

A Campanha 3Rs é intersetorial e coordenada pela secretarias de Transportes (Setransp), Saúde e Segurança Pública, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), além de organizações e parceiros privados. O objetivo é conscientizar e mobilizar motociclistas para prevenir acidentes envolvendo este segmento. 

Ao sentir na pele uma situação em que não visualiza o motociclista no trânsito, a partir do ponto de vista do condutor de um caminhão, Júlio Agliardi, que atua no ramo de motofrete há mais de 20 anos, se mostrou surpreso. “Pude ver que, dependendo da posição do motociclista, ele realmente não é visto e isso pode causar acidentes. Agora, vou redobrar a atenção para ser visto, especialmente quando disputo o espaço com caminhões”, disse. 

Na simulação conduzida pela CCR AutoBAn, os motociclistas trocaram de papel no trânsito para vivenciar o ponto cego dos veículos. À frente e na traseira do caminhão, três motos foram posicionadas para a demonstração. Instrutores da concessionária orientavam sobre como os motociclistas devem se posicionar para serem vistos no trânsito. 

Para o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, que também realizou a simulação de ponto cego, “nada melhor do que se colocar no lugar do motorista para entender o quanto pequenas atitudes salvam vidas no trânsito”.

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, destacou o sucesso da conscientização. “O número de motociclistas que passaram pela blitz ultrapassou todas as nossas expectativas. Sabemos que só a educação, aliada às medidas de segurança viária, muda comportamentos no trânsito”.

O gerente executivo de atendimento da CCR AutoBAn, Fabiano Adami, destacou a importância da parceria com o poder público. “Ao trazer esta ação para o eixo urbano, atingimos mais motociclistas. Quando aplicam as orientações nas vias municipais, o motociclista se disciplina a adotar também no eixo rodoviário”, refletiu. 

 

 


Alertado sobre como se antecipar às eventuais situações de risco no trânsito, o motociclista Rafael Daniel Lopes, que atua como motoboy há três anos, levará para as vias as lições da blitz. “Recebi dicas importantes, que pretendo aplicar no dia a dia, como usar o farol alto para sinalizar e fazer contato visual com o motorista. A maioria dos acidentes envolvem motociclistas, por isso, é preciso respeitar e ser respeitado no trânsito”. 

Para fechar o circuito de orientações, alunos de medicina da Liga do Trauma da Unicamp demonstraram o procedimento de reanimação cardiopulmonar, parte do processo de primeiros socorros às vítimas de acidentes de trânsito. “Além disso, orientamos sobre como sinalizar a cena e prestar o atendimento em local seguro, evitando um novo acidente ao socorrer a vítima”, explicou Thiago Calderan, médico assistente da disciplina Cirurgia do Trauma e orientador da Liga. 

Prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Agatha Kyla, 19 anos, destacou a importância destas ações de conscientização. “Como passageira de motocicleta, presencio muitas situações de imprudência, principalmente ‘fechadas’. Alertar e educar é sempre válido”, disse. 

Quem passou pela blitz também recebeu folhetos com informações sobre comportamentos seguros no trânsito e brindes, como vouchers para a troca de óleo da motocicleta e antenas corta-linha. As abordagens envolveram equipes da Emdec e da Secretária de Saúde, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a Liga do Trauma da Unicamp e a concessionária CCR AutoBAn. 

Outras abordagens estão programadas para os próximos meses, nos corredores, trechos viários e cruzamentos que apresentam alto índice de acidentes graves e com vítimas fatais. 

Campanha 3Rs
Lançada na última quinta-feira (04/11), a Campanha 3Rs convida a sociedade a respeitar as regras de trânsito, repensar comportamentos adotados nas vias e reduzir a velocidade. O alto índice de acidentes envolvendo motociclistas, registrados em 2021, ligou o alerta. Os motociclistas representaram 48% dos acidentes fatais, registrados entre os meses de janeiro e agosto. Foram 45 vidas de motociclistas perdidas, sendo 22 acidentes registrados nas vias urbanas e 23 nas rodovias.

Diversas peças de comunicação serão levadas às ruas e a canais digitais para disseminar as mensagens da campanha e preservar vidas no trânsito. Outra importante iniciativa será a implantação de área de acomodação para motos em 10 cruzamentos que registram alto índice de acidentes. Faixas de retenção serão sinalizadas para que os motociclistas se posicionem à frente dos demais veículos nos semáforos. A fase atual é de vistoria técnica dos locais para implantação a partir de dezembro.

Para saber mais, acesse o hotsite da campanha (www.emdec.com.br/Campanha3Rs), que descreve toda a proposta e disponibiliza as peças educativas para download. 
 

 

Autor: Ângela Silva Última alteração em 05 de Novembro de 2021 às 17:45