Notícias

ver todas
Transporte para por duas horas e afeta linhas do Terminal Barão Geraldo e Região Sul

Usuários do transporte público coletivo de Campinas enfrentaram uma paralisação localizada no sistema, no início da operação desta terça-feira, dia 31 de agosto. A paralisação foi iniciada por volta das 05h40, por funcionários da garagem da Empresa VB3, concessionária que opera linhas da Região Sul de Campinas (Jardim São Gabriel, Jardim Amazonas, São Vicente e São Pedro entre outras); e da região Norte (linhas do Terminal Barão Geraldo, San Martin, Alphaville, e algumas do Terminal Dom Pedro); além de itinerários do Terminal Metropolitano. 

A paralisação perdurou por duas horas e foi finalizada por volta da 07h40. Às 08h, 75% da frota paralisada já voltou para as ruas. E a normalização da operação segue neste momento (08h15). 

Por volta das 05h40, quando equipes da Secretaria de Transportes (Setransp) e da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) detectaram a paralisação, colocaram, imediatamente, em operação um plano emergencial para inclusão de veículos nas linhas troncos (linhas de maior demanda) para minimizar os impactos para a população. 

Por volta das 06h20, os primeiros itinerários a receber a frota emergencial pelo plano operacional foram os das linhas 332 - Terminal Metropolitano / Terminal Barão Geraldo e o da linha 333 - Terminal Central / Terminal Barão Geraldo. Na primeira linha, foram injetados dois veículos articulados; e na segunda, quatro veículos. 

Todos os esforços foram realizados com as empresas concessionários e cooperativas  para  alocar frota de outras garagens no atendimento das linhas afetadas. 

De acordo com a Emdec, os demais terminais como o Mercado I e III, Ouro Verde, Vida Nova, Vila União e a região de Sousas, operam normalmente. Os terminais mais afetados com a paralisação foram o de Barão Geraldo e o Metropolitano, além das regiões citadas. 

A operação emergencial teve o apoio de empresas e cooperativas, que cederam frota para ajudar na operação do transporte público. 

Autor: Denise Pereira Última alteração em 31 de Agosto de 2021 às 09:05