Notícias

ver todas
Radares na Av. Isaura Roque Quércia entram em operação educativa, a partir de 23/08

Seis equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade serão ativados na Avenida Isaura Roque Quércia pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a partir do dia 23 de agosto. O objetivo é ampliar a segurança na circulação e evitar a ocorrência de acidentes de trânsito.

Três equipamentos no sentido Centro e três no sentido bairro vão registrar velocidade superior à permitida. A via apresenta velocidade máxima permitida de 60 km/h, predominantemente. Nos pontos que contam com curvas acentuadas e dispositivos de retorno, como rotatórias, a velocidade máxima varia entre 40 e 50 km/h.

Nesta etapa inicial, a Setransp / Emdec fará operação educativa, com o objetivo de conscientizar os motoristas a adaptarem a circulação, além de coletar dados.

O secretário de Transportes, Vinicius Riverete explica que “a ativação dos radares na Avenida Isaura Roque Quércia visa a ampliação da segurança viária. Os radares são instrumentos eficazes para diminuir a velocidade praticada e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e preservar vidas”, disse.

“Os equipamentos de controle da velocidade são fruto de uma situação de risco de segurança identificada. Eles promovem o equilíbrio entre a fluidez do trânsito e a segurança de todos os atores da circulação, especialmente pedestres e ciclistas”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

No dia 27 de julho, os novos radares foram aferidos pelo IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, e órgão delegado do Inmetro. O laudo técnico tem validade de um ano.

Faixas informativas serão instaladas pela Setransp / Emdec na avenida para orientar os motoristas sobre o início da operação dos radares.

Justificativa
O início da operação do dispositivo é preventiva e considera ainda os dados de acidentalidade monitorados pela empresa. Em 2020, foram registrados nove acidentes na Avenida Isaura Roque Quércia; sendo quatro ocorrências com vítimas, uma delas fatal. Entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram registradas duas ocorrências sem vítimas e um acidente com vítima.

Em 2020, o excesso de velocidade foi responsável por 23% dos acidentes fatais analisados pela Setransp / Emdec, sendo o principal fator de risco observado.

Características da via
A Avenida Isaura Roque Quércia possui cerca de 7 km de extensão, com início no final da Avenida Mackenzie (sob o viaduto que passa sobre a Rodovia Dom Pedro I – SP-65) e término na Avenida Mário Garnero, no distrito de Sousas.

Considerada uma extensão da Avenida Mackenzie, a Isaura Roque Quércia liga a Rodovia Dom Pedro I ao distrito de Sousas, proporcionando acesso aos condomínios residenciais San Conrado, Pedra Alta e Entreverdes.

A obra de prolongamento da Avenida Mackenzie foi inaugurada em junho de 2015. Ao longo da Isaura Roque Quércia, há cerca de 7 km de ciclovias.

Em 2020, a Avenida Isaura Roque Quércia passou por uma ampla revisão das velocidades máximas permitidas, que levou em conta suas características topográficas. O projeto resultou na redução da velocidade máxima permitida de 70 para 60 km/h. Nos dispositivos de retorno e curvas acentuadas, a velocidade a ser praticada é de 40 ou 50 km/h, visando a segurança dos motoristas. A variação foi devidamente sinalizada por meio de placas informativas.
 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 17 de Agosto de 2021 às 17:49