Notícias

ver todas
Setransp e Emdec iniciam projeto educativo sobre mobilidade inclusiva

Um primeiro passo foi dado nesta quarta-feira, dia 26 de maio, para a construção de uma rede de relacionamento entre cidadãos e diferentes instituições em prol da mobilidade segura e inclusiva. O Encontro Virtual sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência na Mobilidade foi realizado em formato de “live” no canal da Emdec, no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial), e a gravação segue disponível na plataforma.

A ação foi realizada dentro da programação do Maio Amarelo, pela Secretaria Municipal e Transportes e a Emdec, com o apoio das pastas de Saúde e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Esta última cedeu duas tradutoras intérpretes de língua de sinais, da Central de Interpretação de Libras (CIL), para atuação no evento.

“A pauta da inclusão deve ser uma preocupação de todos nós, em todos os setores, e na mobilidade não é diferente”, defendeu o secretário de Transportes, Vinícius Riverete.

Na abertura, o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, pontuou a importância de desenvolver projetos para os públicos mais vulneráveis no trânsito, e citou ações de educação desenvolvidas pela empresa para públicos como crianças e idosos. “Estamos expandindo este trabalho com mais um grupo vulnerável: pessoas com deficiência”, contou, destacando os semáforos sonoros recém-implantados na região central, em abril, voltados a pessoas com deficiência visual.

Ana Paula Crivelaro Ferreira, representante da Secretaria Municipal de Saúde, destacou que uma remodelagem dos espaços urbanos com olhos voltados à pessoa com deficiência pode gerar qualidade de vida e saúde. Já Paulo Guimarães, representante da pasta de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, lembrou que esse cuidado com a mobilidade também evita novas lesões permanentes ou temporárias, causadas por acidentes.

Palestra marcou o primeiro encontro sobre o tema

Os participantes puderam conhecer o Plano de Educação para a Mobilidade de Campinas, apresentado pela gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani. “O nosso plano tem como objetivo geral tornar Campinas mais saudável, segura, inovadora e inclusiva”, explicou. Para isso, são estabelecidas alianças estratégicas, como as estabelecidas a partir do evento.

A líder do processo de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Pereira, explicou que o plano tem duração de quatro anos, e que este primeiro será voltado ao estabelecimento do diálogo com os públicos afetados, para a compreensão das demandas. “A ideia desses encontros é que a gente tenha uma discussão cada vez mais qualificada”, disse.

Este primeiro encontro também contou com a palestra de Lucas Silva Lopes, advogado e pessoa com paralisia cerebral. O palestrante explicou que a deficiência apenas existe porque uma barreira gera uma situação de desvantagem a uma pessoa a com uma lesão.

“A lógica tem que ser: vamos remover as barreiras”, enfatizou. Ele defendeu que isso deve ser feito por toda a sociedade, sobretudo por pessoas sem deficiência.

Os interessados em participar dos próximos encontros sobre mobilidade inclusiva podem enviar e-mail para educacao@emdec.com.br.

MAIO AMARELO

O encontro integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2021, movimento em defesa da vida no trânsito. Acesse informações e materiais do Maio Amarelo em www.emdec.com.br/maioamarelo.

Mais orientações sobre o movimento podem ser obtidas pelo e-mail maioamarelo@emdec.com.br.
Última alteração em 28 de Maio de 2021 às 15:41