Notícias

ver todas
Setransp e Emdec capacitam professores para levar a educação de trânsito às escolas

O 1º Encontro Virtual de Formação de Professores, realizado na terça-feira, 25 de maio, pela Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), discutiu propostas pedagógicas sobre mobilidade sustentável, inclusiva e segura. 
 

O objetivo da capacitação é integrar estes conteúdos ao currículo escolar da Educação Básica (Educação Infantil ao Ensino Médio). Estão previstos mais cinco encontros até o final do ano. 

“A formação leva a educação para a mobilidade às escolas”, destaca o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete. “Vamos oferecer recursos para os professores trabalharem esses temas, que são fundamentais ao uso consciente dos espaços urbanos”.   
 

encontro foi transmitido ao vivo no canal da Emdec no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial). O vídeo da transmissão pode ser acessado em bit.ly/transmissao2505. 


Participaram educadoras da Emdec, a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino Campinas Oeste. Também apoiaram o evento o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC) e a Diretoria de Ensino Campinas Leste. 


Na abertura, o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, enalteceu a importância dos programas de educação de trânsito da empresa, fortalecidos pelas parcerias. “Ficamos muito felizes com o assentamento dos nossos valores de reforço da segurança no trânsito, herança clássica dos anos 70 e 80, e com a discussão de formas mais sustentáveis de deslocamento”, declarou. Segundo Camargo, a mobilidade consciente pode “favorecer a inclusão social, qualificar a vida na cidade e ensejar maior participação dos munícipes nas escolhas corretas”. 


PLANO DE EDUCAÇÃO 2021-2024

Na sequência, a gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, falou sobre o Plano de Educação para a Mobilidade 2021-2024. “Temos estas ações de conscientização como bússola, eixo de trabalho e diretriz para a construção da segurança no trânsito em Campinas”, destacou.

Mantovani apresentou os objetivos gerais e específicos do plano, que envolve a promoção de espaços de conhecimento, a qualificação dos profissionais de trânsito e transporte e a redução de acidentes. Também são diretrizes promover a cultura de paz e valorizar o transporte público, a mobilidade a pé, de bicicleta, a memória e a história. A educadora detalhou os pilares deste planejamento. 

 

Já a líder do Processo de Educação e Cidadania da Emdec, Mariangela Pereira, abordou especificamente a formação dos professores. 

 

“Estamos oferecendo ferramentas para a educação de trânsito, considerando a atual realidade do ensino híbrido. Sabemos dos desafios que as escolas têm enfrentado desde o ano passado, quando precisaram se reinventar, e contribuímos tanto metodologicamente quanto com inspirações pedagógicas”, comentou.

 

Da esquerda para a direita, no sentido horário, Flávia Vivaldi, Roberta Mantovani, Mariangela Pereira e Ayrton Camargo


AUTONOMIA MORAL
A formação teve a presença da psicopedagoga convidada Flávia Vivaldi, doutora em Educação e mestre em Psicologia Educacional pela Unicamp. Vivaldi também é especialista em Relações Interpessoais e Desenvolvimento da Autonomia Moral na Escola, pela Unifran, e mestre em Programas de Intervenção Psicológica em Contextos Educativos pela Faculdade de Psicologia da Universidad Complutense de Madrid.
  

 

O tema central da palestra foi a autonomia moral do sujeito, mecanismo fundamental para a pacificação do trânsito. “A legislação envolve a regulação externa de nossas ações, mas o ideal é que haja uma internalização destas regras, a partir da compreensão dos princípios”, observou. “É necessário o sentimento interno de aceitação e obrigação para com as normas, em um processo de autorregulação”. 

 

Ou seja, não bastaria saber o que é certo; seria preciso querer fazer o certo. “Precisamos de sujeitos críticos e autônomos, com a reciprocidade prevalecendo nas relações. Nós só chegaremos a esta autonomia moral se houver a presença e o exercício do respeito mútuo”, esclareceu.
 

PARCERIAS

A coordenadora setorial de Formação da Secretaria Municipal de Educação, Eliana da Silva Souza, agradeceu pelo empenho da Setransp/Emdec: “Continuaremos construindo esta parceria e avançando nas propostas formativas”. 


professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Campinas Oeste, Maristela Coccia Moreira de Souza, também falou sobre o evento. “Sempre abraçamos esta causa da educação para o trânsito, pensando na população de Campinas e em nossa rede de estudantes”, ressaltou. 


MAIO AMARELO
O encontro integra a programação do Maio Amarelo Campinas 2021, movimento em defesa da vida no trânsito. Acesse informações e materiais do Maio Amarelo em
 www.emdec.com.br/maioamarelo 


Se precisar de mais orientações sobre a Formação de Professores, entre em contato pelo e-mail maioamarelo@emdec.com.br.  

Com foto de Fernanda Sunega

Autor: Edgard Oliveira Jr. Última alteração em 26 de Maio de 2021 às 17:20