Notícias

ver todas
Transportadores escolares acompanham live sobre prevenção à Covid-19

Em mais uma ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Emdec transmitiu em seu canal no YouTube, nesta quarta-feira, dia 12 de maio, a live “Ações de prevenção à Covid-19 para transportadores escolares”. Com palestra voltada especialmente para condutores e auxiliares que atuam na comunidade escolar, o evento virtual reuniu mais de 70 espectadores e esclareceu dúvidas para um retorno seguro às aulas presenciais. A gravação segue disponível no canal Emdec Oficial (www.youtube.com/emdecoficial), na playlist “Live Emdec”.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete, explicou que a ideia foi pensada em conjunto, durante uma reunião com a SMS e a Defesa Civil. “De lá para a cá, acredito que a Emdec tomou todas as iniciativas de colocar em prática os cursos e as outras medidas que nós combinamos”, disse, fazendo referência às demais medidas adotadas pela Emdec, com a campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!”.

O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, também destacou essa união de esforços. “A Prefeitura, logo no início da administração, muito preocupada com a questão da Covid, procurou contextualizar o enfrentamento da pandemia naquilo que cada secretaria poderia contribuir”, destacou. Camargo também ressaltou o papel dos transportadores escolares como parte importante do combate à insegurança no trânsito e ao coronavírus.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Andrea Von Zuben, resumiu o foco da ação: “O grande objetivo é garantir a segurança, tanto dos transportadores, dos auxiliares, quanto de quem será transportado”. 

Cuidados específicos para o transporte escolar

A palestra foi conduzida por Priscila Marques, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária de Serviços Relacionados à Saúde, da SMS, que respondeu às questões dos espectadores. Foram abordados desde os cuidados básicos, como a forma correta de higienizar as mãos e usar máscaras, até os mais específicos, a exemplo do registro diário de passageiros que usaram o veículo, para uma rápida comunicação no caso de algum deles apresentar sintomas.

“No dia a dia, com as crianças, não deve ser fácil esse manejo, mas ele é necessário. É para a proteção de vocês, como trabalhadores, e dos passageiros”, defendeu.

Priscila também explicou que, mesmo com janelas abertas, o ar-condicionado pode ser utilizado, desde que não seja acionada a recirculação de ar. Os condutores devem orientar o embarque e desembarque, mantendo o distanciamento entre os estudantes, oferecer álcool em gel e aferir a temperatura dos passageiros.

Durante a viagem, é preciso sinalizar assentos, e não permitir a troca de lugares, a ingestão de alimentos ou bebidas, ou que estudantes coloquem objetos pessoais, como mochilas ou livros, no piso do veículo.

A lavagem do veículo deve ser semanal, e superfícies de alto toque, como assentos e maçanetas, devem ser higienizadas constantemente. As informações completas estão disponíveis no arquivo “Orientações para os serviços de transporte escolar”, na seção “Recomendações Técnicas”, do hotsite da Prefeitura de Campinas sobre o combate ao coronavírus (covid-19.campinas.sp.gov.br).

Emdec disponibiliza materiais de orientação às escolas

No hotsite da Emdec para o Maio Amarelo (www.emdec.com.br/maioamarelo), movimento que visa preservar a vida no trânsito, também estão disponíveis, na seção “Escolas”, conteúdos com orientações à comunidade escolar para a prevenção à Covid-19 no retorno às aulas presenciais. No endereço, é possível conferir uma cartilha e planos de aula sobre o tema.
Autor: Danielle Cristine Última alteração em 14 de Maio de 2021 às 16:16