Notícias

ver todas
Emdec integra GT do Denatran para revisar Políticas de Educação de Trânsito

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é a única entidade municipal do País a compor o Grupo de Trabalho (GT), que será responsável pela revisão e atualização das políticas de Educação para o Trânsito, dentro do Plano Nacional de Mortes e Lesões de Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A Portaria 293/21do Denatran, instituindo o GT, foi publicada na terça-feira, dia 9 de março, no Diário Oficial da União (DOU).

O GT conta com representantes de entidades nacionais como o Denatran, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET),  Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto), além da Emdec, com dois representantes de cada entidade (Titular e suplente).

Roberta dos Reis Mantovani e Débora Cristina Damasco foram indicadas pela Emdec, respectivamente como titular e suplente, nesta iniciativa. Ambas são profissionais que coordenam as áreas de Educação para o Trânsito e Educação Corporativa na empresa, incluído capacitação de profissionais do sistema de transporte público e de Interesse Público. Roberta atua há mais de 22 anos na área; e Débora, há 18 anos.

“A Emdec fica muito honrada em participar deste importante Grupo de Trabalho. Tenho uma relação muito próxima com a Educação de Trânsito, desde a minha primeira passagem na empresa, entre 2001 a 2004, inclusive como diretor na área. A Emdec possui credibilidade em políticas de segurança de trânsito e tenho confiança no bom trabalho que as duas técnicas irão desempenhar no GT, com importantes contribuições para as políticas nacionais de Educação de Trânsito”, enfatiza o diretor-presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.

O grupo fará reuniões quinzenais com objetivo de realizar um diagnóstico da segurança viária em todo o país, definir um Plano de Ações, apresentá-lo à consulta pública (para toda a sociedade) e consolidar sugestões em um documento que será publicado em setembro, na Semana Municipal do Trânsito - 2021, resume Roberta Mantovani.

De acordo com Roberta Mantovani, “... a Emdec representará os municípios de todo País e deverá enriquecer os debates, porque é no território urbano onde o trânsito acontece de forma mais forte, com todos os seus desafios e consequências”. “As cidades precisam acompanhar e contribuir com o que será pensado para a mobilidade nos próximos anos”, acrescenta. “Juntos, órgãos federais, estaduais e municipais, poderemos trabalhar de forma colaborativa e encontrar soluções necessárias para ampliar a segurança e salvar vidas”.
 
Autor: Denise Pereira Última alteração em 11 de Março de 2021 às 10:03