Notícias

ver todas
Transposição da Avenida JBD pela Transamazônica é liberada nesta quarta, 03/03

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) libera ao tráfego de veículos a transposição da Avenida John Boyd Dunlop (JBD) pelas vias Transamazônica e Padre João Batista de Carvalho, nesta quarta-feira, dia 03 de março. As travessias foram interditadas em dezembro para obras de implantação do Corredor BRT Campo Grande. Os trabalhos no local foram agilizados e a liberação, que estava prevista para o dia 15 de março, foi antecipada em benefício da fluidez viária na região. 

Com a liberação, os motoristas voltam a atravessar a JBD, pelas vias mencionadas, para acesso aos sentidos opostos da avenida. A medida também permite a transposição entre os bairros Jardim Garcia e Jardim Campos Elíseos. 

O trecho de cerca de 700 metros da Avenida JBD, entre as vias José dos Santos (Jardim Aurélia) e Transamazônica (Jardim Garcia), recebeu implantação de pavimento de concreto, ligando-se às faixas exclusivas entregues em 2020. Também houve requalificação das faixas dedicadas ao tráfego comum - já liberadas para circulação - e ampliação das pistas marginais sob a Rodovia Anhanguera (SP-330). 

A velocidade máxima permitida no trecho é de 50 km/h. Futuramente, a Avenida Transamazônica receberá a construção de uma passagem sobre a Avenida JBD, que eliminará um ponto de cruzamento em nível e ampliará a fluidez viária no trecho. 
 
 
 
 
 
Transporte público  
Duas linhas do sistema de transporte público coletivo, que vinham cumprindo desvio no Jardim Londres para acessar o sentido Centro da Avenida JBD, retomam o itinerário original pela Avenida Transamazônica. São elas: 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos). Juntas, elas atendem, atualmente, cerca de 8 mil usuários por dia.  

Cerca de 43 mil usuários de outras 14 linhas que circulam na região foram beneficiados com a reconfiguração viária do trecho. Circulam pelas marginais as linhas 116, 134, 210, 211, 214, 230, 231 e 241. Circulam pelo corredor exclusivo as linhas 212, 221, 222, 223, 224 e 229.  

Os pontos de ônibus localizados no trecho não serão alterados. A região conta com as estações BRT Aurélia e Jardim Garcia. 
Autor: Ângela Silva Última alteração em 03 de Março de 2021 às 16:42