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Emdec reforçará sinalização em trechos com velocidades variadas

A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) começará um processo de reforço da sinalização de trânsito nas principais vias, que apresentam trechos com velocidade variada ao longo de sua extensão, e possuem equipamentos de fiscalização eletrônica (radares). O trabalho será realizado em etapas e começará nesta quarta, dia 24 de fevereiro, com implantações semanais.

Serão contemplados seis eixos viários, na primeira fase. A escolha dessas vias também considerou o fluxo de veículos diário (Volume Veicular Diário - VDM). 

A primeira via a receber a nova sinalização foi a Avenida Lix da Cunha (sentido bairro – Centro), na manhã desta quarta-feira, 24 de fevereiro, após o horário de pico, para minimizar impactos ao trânsito. Pela Avenida Lix da Cunha circulam, em média, 46.1 mil veículos diariamente. Em 2020, essa via registrou cerca de 30 autuações por dia, em toda a sua extensão.

O objetivo é ampliar a segurança viária e estimular o cumprimento da velocidade regulamentada em cada trecho. “Nosso intuito é intensificar a comunicação ao motorista, por meio de uma sinalização educativa, prevenir acidentes e preservar vidas no trânsito”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “Os pontos selecionados apresentam particularidades técnicas que justificam a variação de velocidade. Essa análise leva em conta, por exemplo, as condições do tráfego, circulação de pedestres e ciclistas, volume veicular, transições de trecho rodoviário para urbano, entre outros fatores”, complementa Camargo.  

Um novo modelo de placa composta foi desenvolvido pela Emdec, destacando a mudança da velocidade regulamentada e a informação educativa. A comunicação aos motoristas ficará ainda mais evidente, indicando a variação da velocidade no trecho, com mensagens como: “A partir desse ponto, 50 km/h”. Abaixo, o novo modelo de placa. 




Confira os primeiros pontos que serão contemplados com a nova sinalização:   

24/fev | Avenida Lix da Cunha (sentido bairro – Centro):  
  • Nova placa indicará a redução da velocidade máxima em trecho onde já há a redução, de 70 para 60 km/h.  
  • A via conta com viadutos, o que aumenta o risco de conflitos no trânsito. A nova sinalização alertará motoristas do tráfego comum e de ônibus, já que a via conta com faixa exclusiva do sistema intermunicipal.  
 
3/mar | Túnel Joá Penteado / Avenida Ruy de Almeida Barbosa (sentido bairro – Centro):  
  • Por se tratar de um trecho em curva, a sinalização na entrada do túnel será reforçada, com placa indicando a velocidade de 40 km/h, no sentido Centro – bairro. Já no sentido contrário, bairro-Centro, será instalada a placa de reforço, de 60 km/h para 50 km/h.
  • O alerta aos motoristas visa ampliar a segurança viária, por conta da transição de luminosidade que ocorre na entrada e saída do túnel, em curto espaço de tempo.  
  • VDM: Joá Penteado e Av. Ruy Almeida Barbosa – 20,4 mil veículos/dia.  
10/mar | Avenida Luís Smanio / Avenida Theodureto de Almeida Camargo (sentido Taquaral):  
  • Nova placa alertará o ponto onde já existe a redução de 60 para 50 km/h.  
  • A Avenida Theodureto de Almeida Camargo conta com uma ciclovia. O alerta visa ampliar a segurança na convivência entre o tráfego comum e os ciclistas.   
  • VDM: Av. Luís Smanio – 18,7 mil veículos/dia | Av. Theodureto de Almeida Camargo – 21,6 mil veículos/dia.  
 
17/mar | Avenida Comendador Aladino Selmi – CDHU (ambos os sentidos):  
  • Nova placa indicará a velocidade de 60 km/h  para 50 km/h, onde já existe a redução. 
  • O alerta considera a existência de cruzamentos semaforizados, travessias de pedestres e pontos de ônibus do sistema de transporte público. A região apresenta alta circulação de pessoas e de usuários do transporte.  
  • VDM: 28,3 mil veículos/dia.   
 
24/mar | Rodovia Heitor Penteado / Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros (sentido Sousas):  
  • Nova placa será instalada na altura do Clube de Cultura Artística, reforçando o ponto em que a velocidade máxima cai de 70 para 60 km/h.  
  • O objetivo é destacar a transição do eixo rodoviário para o eixo urbano. Além disso, ampliará a segurança para os frequentadores do clube. 
  • VDM: Rod. Heitor Penteado – 23,5 mil veículos/dia | Av. Dr. Antônio Carlos Couto de Barros – 14,6 mil veículos/dia.  
 
31/mar | Avenida Antônio Carlos Salles Júnior / Avenida Princesa D’Oeste (ambos os sentidos):  
  • Nova placa será instalada na altura do Centro Cultural Louis Braille, indicando o ponto da redução da velocidade máxima permitida de 60 para 50 km/h, já existente. 
  • O alerta aos motoristas leva em conta a presença de cruzamento semaforizado e a circulação de pessoas com deficiência visual. 
  • VDM: Av. Antônio Carlos Salles Júnior– 17,5 mil veículos/dia | Av. Princesa D’Oeste – 55,4 mil veículos/dia.  
Os Volumes Veiculares Diários consideram a média de dias úteis de períodos típicos (sem flutuações) relativos aos meses de setembro, outubro e novembro de 2019. 
 
Segunda etapa 
Outros três eixos viários serão contemplados com a nova sinalização, numa segunda etapa do projeto, a partir de abril. São pontos que contam com ciclovias ou ciclofaixas, ou seja, onde existe a convivência entre o tráfego comum e ciclistas: Avenida Cônego Antônio Roccato / Avenida Sylvia da Silva Braga; Avenida Washington Luiz; e Avenida Magalhães Teixeira / Avenida Celso Silveira Resende. 
Última alteração em 24 de Fevereiro de 2021 às 17:12